CENSURA

Jornalista tem exposição interditada após crítica de deputado bolsonarista em Minas Gerais

Em defesa do artista e da liberdade de expressão, sindicato dos jornalistas ocupa a Casa e cobra respostas

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

A mostra deveria permanecer aberta à visitação até o próximo dia 23 - Foto: SJPMG

Nesta segunda-feira (19), o jornalista Carlos Barroso teve sua mostra “Deslocamentos” interditada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Barroso, que também é artista visual, poeta e presidente da Casa dos Jornalistas, inaugurou a exposição na galeria da ALMG no último dia 5.

O trabalho traz como tema o inusitado e o controverso, e instiga por meio de obras plásticas uma quebra dos rótulos impostos socialmente. A mostra deveria permanecer aberta à visitação até o próximo dia 23. “Essa exposição é fruto de um edital de concorrência pública, aprovado há quase três anos. Não foi executada antes por causa da pandemia”, explica o artista.

A interdição aconteceu no dia seguinte às críticas publicadas pelo deputado estadual Carlos Henrique (PRB), que afirmou que as obras seriam um ataque aos cristãos. No domingo (18), o parlamentar publicou um vídeo em suas redes sociais criticando a exposição. “Como membro da mesa diretora da Assembleia eu vou pedir providências e a primeira é retirar essas peças de arte”, afirma o parlamentar.


Foto: SJPMG

Em 2005, Carlos Henrique, então vereador de Belo Horizonte pelo PL, teve o nome envolvido em outra polêmica. Dessa vez, o parlamentar foi flagrado pela polícia federal, transportando pelo aeroporto da Pampulha, 11 malas com R$ 600 mil em dinheiro vivo. De acordo com o parlamentar, que é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, o dinheiro era fruto do dízimo recolhido pela igreja no fim de semana.

Para o presidente da Casa dos Jornalistas e autor das obras, a atitude do parlamentar é "uma censura à liberdade de expressão, à arte e à cultura”. “Um discurso de ódio de grupos que são essencialmente contra a arte e a cultura”, desabafa.

Sindicato exige respostas

Em nota pública, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais pontua que "a interdição da mostra é mais um ato de intolerância que marca os dias de hoje". A presidenta da entidade, que desde a manhã desta segunda (19) acompanha o caso, afirma que não irá se retirar da ALMG até obter um posicionamento da Casa.

“A assembleia está se curvando ao fascismo e à censura", critica a sindicalista. “Quem censurou? Quem mandou censurar? Daqui não sairemos até obtermos resposta. É um absurdo. A Casa do povo tem o dever de zelar pela Constituição e garantir o que prevê o seu artigo quinto, que é a liberdade de expressão”, completa Alessandra.

Até o momento a entidade não obteve nenhum retorno do legislativo.

 O que diz a ALMG

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para um posicionamento sobre o caso e aguarda o retorno.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa