Lula cresce

Datafolha: Lula oscila para cima e tem 47%; Bolsonaro para em 33%; petista tem 50% dos válidos

A dez dias do pleito, aumentam as chances de definição no primeiro turno

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Pesquisa Datafolha mostra a distância entre Lula e Bolsonaro - Clauber Cleber Caetano/PR e Ricardo Stuckert

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, contra 33% de Jair Bolsonaro (PL). 

Continua após publicidade

Lula oscilou dois pontos para cima em relação à pesquisa divulgada em 15 de setembro. Já Bolsonaro manteve as intenções de voto. O cenário é de indefinição em relação à realização do segundo turno. Lula tem, de acordo com o Datafolha, 50% dos votos válidos.

Continua após publicidade

No novo levantamento, Ciro Gomes (PDT) tem 7%, Simone Tebet (MDB) tem 5% e Soraya Thronicke (União Brasil). Ciro e Tebet mantiveram os resultados da pesquisa anterior, enquanto a candidata do União Brasil oscilou um ponto para baixo. 

Continua após publicidade

Felipe D'Avila (Novo), Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP) e Padre Kelmon (PTB) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.

Continua após publicidade

Votos brancos e nulos somam 4%, e 2% não responderam.

Segundo turno

O instituto também perguntou sobre o voto no segundo turno. De acordo com a pesquisa, Lula tem 54%, contra 38% de Bolsonaro. Ambos mantiveram o percentual apresentado há uma semana.

A pesquisa ouviu 6.754 pessoas em 343 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-04180/2022.

Edição: Thalita Pires