Eleições 2022

Após erro em critério, Ipec anuncia nova data de divulgação de pesquisa no RS

Na próxima semana, instituto vai divulgar dois levantamentos sobre as eleições no estado, um no dia 26 e outra no dia 30

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
A instituição retificou o registro feito anteriormente com um novo questionário e uma nova data de execução de campo - Reprodução

O Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), após identificar erro em relação aos critérios que adota, decidiu transferir para a próxima segunda-feira (26) a divulgação da pesquisa eleitoral de abrangência estadual no Rio Grande do Sul. A divulgação estava prevista para esta sexta-feira (23).

De acordo com o instituto, um dos candidatos que atingiu dois dígitos nas intenções de voto da pesquisa divulgada no dia 16 de setembro não havia sido considerado nas simulações para o segundo turno.

Leia também: Governo RS: Pesquisa mostra disputa acirrada entre Onyx, Leite e Edegar Pretto

De acordo com o Instituto, em face do erro, a instituição retificou o registro, em 20 de setembro, com um novo questionário e uma nova data de execução de campo, assim como cancelou as entrevistas que já haviam sido feitas.

Leia a nota do Ipec

"O Ipec informa que, após o registro da pesquisa para o governo do estado do Rio Grande do Sul no TRE e TSE, no dia 17 de setembro, identificou um erro com relação ao critério que utiliza para as simulações de segundo turno, pois um dos candidatos que atingiu 2 dígitos nas intenções de voto da pesquisa divulgada no dia 16/09 não havia sido considerado. Em face disso, no dia 20/09, o Ipec retificou o registro feito anteriormente com um novo questionário e uma nova data de execução de campo. Além disso, cancelou as entrevistas que já haviam sido feitas. Por essa razão, e considerando o que dispõe a legislação eleitoral sobre o tema, a divulgação da pesquisa ocorrerá em 26/09/2022. Assim, na próxima semana serão divulgadas 2 pesquisas sobre as eleições do Rio Grande do Sul, uma no dia 26/09 e outra no dia 30/09."

Pesquisa aponta disputa acirrada no estado 

Em pesquisa encomendada pelo Centro Popular de Mídias/Brasil de Fato RS, Onyx Lorenzoni (PL), Eduardo Leite (PSDB) e Edegar Pretto (PT) estão na disputa por duas vagas no segundo turno.

Onyx lidera com 29,5% das intenções de voto, seguido por Eduardo Leite com 27,3% e Edegar Pretto com 21,6%. Onyx e Leite estão em empate técnico.

Luís Carlos Heinze (PP) aparece na quarta posição com 5,7%, enquanto Roberto Argenta (PSC) tem 3,2%, Ricardo Jobim (Novo) 1,4% e Vieira da Cunha (PDT) 1,3%.

Brancos e nulos somam 3,6% e os indecisos são 5,8%. Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto.

O levantamento, realizado pela Studio Pesquisas, tem margem de erro máxima prevista é de 2,52 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Foram entrevistadas 1.512 pessoas, em diferentes municípios gaúchos, nos dias 16 e 17 de setembro. A pesquisa está registrado no site do TSE com o número RS-04031/2022.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira