Denúncia

Chico Alencar recebe ameaça de morte no RJ e Polícia Civil inicia investigação do caso

Parlamentar tem sido alvo de ameaças desde que ganhou destaque no processo de cassação de Gabriel Monteiro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Chico Alencar
Chico Alencar é candidato a uma vaga de deputado federal, na Câmara dos Deputados, em Brasília, nas eleições de outubro - Reprodução

Uma investigação foi aberta pela Polícia Civil do Rio de Janeiro para aputar uma ameaça de morte recebida pelo vereador da capital Chico Alencar (Psol). Segundo o parlamentar, um perfil no Instagram identificado como Vinícius Melo enviou uma mensagem que dizia: "Vou mandar matar você. Sei onde você mora".

Segundo reportagem do portal Uol, em sua página no Instagram, Vinicius Melo se identifica como "patriota", "pró Bolsonaro" e a favor do armamento. Entre suas publicações há críticas ao comunismo, à esquerda e em defesa do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

Leia também: Na Câmara do Rio, Chico Alencar propõe em parecer perda do mandato do vereador Gabriel Monteiro

A investigação, de responsabilidade da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, teve início na última quinta-feira (22), quando a Câmara de Vereadores do Rio acionou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) e a Polícia Civil do estado solicitando sua abertura.

Chico Alencar é candidato a uma vaga de deputado federal, na Câmara dos Deputados, em Brasília, nas eleições de outubro. Ele teve atuação de destaque como relator do processo contra o vereador Gabriel Monteiro (PL) no Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. 

Seu parecer propôs a perda de mandato do parlamentar bolsonarista por denúncias como abuso de autoridade, assédio sexual e estupro e foi aceito em votação no plenário da Casa em agosto deste ano. Desde então, Chico tem recebido uma série de ameaças.

Nas redes sociais, o Psol carioca demonstrou apoio ao vereador, classificou a ameaça como "bárbara e absurda", e exigiu que seja realizada uma investigação porque "ameaças como esta não podem ser toleradas".

"Estamos com você, Chico! Em plenas eleições, a violência política contra a esquerda aumenta e ameaças como esta não podem ser toleradas. Exigimos investigações, isso precisa parar! Toda nossa solidariedade e carinho ao Chico Alencar diante dessa ameaça bárbara e absurda", disse o partido.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse