Confronto

Debate: Ciro cita "morte do jornalismo" depois de pergunta de repórter sobre apoio no 2º turno

No SBT, pedetista reage de forma dura a um questionamento sobre possível declaração de voto no PT contra Bolsonaro

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ciro Gomes é o candidato do PDT ao Palácio do Planalto e está na terceira colocação nas pesquisas eleitorais - Reprodução/YouTube

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência da República, disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT são responsáveis pela "morte do jornalismo", durante o debate transmitido pelo canal SBT, na noite deste sábado (24).

O pedestista fez a afirmação depois de ouvir uma pergunta da repórter Tatiana Farah sobre seu posicionamento em um eventual segundo turno entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL), cenário mais provável de acordo com as pesquisas eleitorais.

:: Onda vermelha? Lula aumenta distância para Bolsonaro em 9 pesquisas seguidas; leia resultados ::

"O senhor tem subido de tom nas críticas que tem feito ao ex-presidente Lula. Uma parte de seus eleitores, entretanto, já declarou voto útil no petista. Para onde vai o PDT em um eventual segundo turno. Se o PDT aderir ao PT, o senhor vai deixar a legenda?", questionou Farah.

Na resposta, Ciro Gomes disse que "uma coisa coisas graves que o lulopetismo corrupto está produzindo no Brasil é a morte do jornalismo".

"Como é que nós estamos em um debate, eu me apresentando como candidato à presidente da República e sou agora convidado a refletir sobre o movimento que teoricamente eu deveria fazer nesta ou naquela outra direção. Isso no mínimo é uma falta de respeito ao eleitor", declarou Ciro.

:: TSE proíbe Bolsonaro de gravar lives no Planalto e no Alvorada ::

Lula não está no debate organizado por um grupo de veículos de comunicação e transmitido pelo SBT. O candidato petista trocou a participação por uma série de motivos. O principal deles é a realização de dois atos na periferia de São Paulo, um no Grajaú, na zona sul, e em Itaquera, na zona leste. 

Assista ao ataque de Ciro à jornalista:

Leia a repercussão:

Edição: Thalita Pires