Ouça e assista

Eleições 2022: Polarização política é tema no programa Central do Brasil

Professor da USP faz uma análise sobre as ameaças contra a democracia brasileira

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira, às 12h30, por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Foto: Emilly Firmino @caaajuina
A democracia brasileira está em risco e sempre estará enquanto pequenos grupos retiverem o poder

O programa Central do Brasil desta terça-feira (27), traz uma análise do professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da Rede Quilombação, Dennis Oliveira, sobre a polarização política no período eleitoral. Para ele, a democracia no Brasil sempre esteve ameaçada.

"O debate sobre a polarização política cresceu na mídia por conta da crescente violência que parte de grupos de apoiadores do atual governo. Porém, não é de agora que existe essa polarização, em termos estruturais, o Brasil é um país polarizado. Digo isso porque apenas 1% da população detém a maioria das riquezas e que impede o acesso à direitos de grande parte do povo".

O professor, que é o colunista desta edição do programa, também faz uma reflexão sobre o modelo de democracia que a população brasileira precisa construir.

"Espero que a partir das eleições de 2 de outubro que a sociedade civil e a opinião pública pense sobre isso, porque não é possível manter uma democracia com essa brutal concentração de riquezas e poder".

E tem mais!

Em época de eleições, os candidatos à presidência costumam montar alianças com outros partidos para aumentar o apoio. Agora em 2022, o ex-presidente e candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , que está liderando as pesquisas de intenção de voto, conseguiu reunir o maior arco de aliança da sua história, com nove partidos. Já o atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL)  garantiu o apoio de apenas dois partidos que fazem parte do chamado “Centrão”.

A edição também destaca o cenário dos  brasileiros que vivem na Venezuela, que terão que se deslocar mais de mil e quinhentos quilômetros por conta própria para votar no próximo domingo (2). Desde 2020, o Brasil não tem mais sedes diplomáticas na Venezuela, e o local de votação foi transferido para Bogotá, na Colômbia.

O programa Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, às 12h30, pela Rede TVT e pelos canais do Brasil de Fato. 

Edição: Rodrigo Gomes