Eleições 2022

TSE substituiu já 1.420 urnas eletrônicas, o que representa 0,27% do total dos aparelhos

Quantidade de trocas está dentro da normalidade

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O presidente do TSE Alexandre de Moraes reiterou a “tranquilidade e segurança” das eleições até o momento - Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou, até às 11h40 deste domingo (2), 1.420 urnas substituídas, o que representa 0,27% do total das máquinas. 

Até às 10h48, foram registrados 106 casos de compra de votos, 19 ocorrências de boca de urna, três violações de sigilo do voto e sete ocorrências de transporte ilegal de eleitores, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.  

Os números não representam ocorrências significativas e estão dentro do esperado e de acordo com os números contabilizados em eleições anteriores.  

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, reiterou à imprensa a “tranquilidade e segurança” das eleições até o momento.  

“Os eleitores já estão se dirigindo tanto no Brasil quanto no exterior (…) tudo ocorrendo com absoluta tranquilidade e nós temos certeza de que no final do dia teremos já os resultados. Eu peço ao eleitor que compareça, vote e volte para casa, vá almoçar e aproveite o domingo”, disse.   

Exterior

Até 12h deste domingo (2), 59 países já haviam encerrarado a votação para presidente da República, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os resultados eleitorais, no entanto, podem ser conferidos por meio do Boletim de Urna. O resultado oficial será divulgado somente após o fim da votação no Brasil, às 17h (horário de Brasília).  

No total, 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior nessas eleições, o que representa um aumento de 39,21% em relação a 2018. Por estarem fora do território brasileiro, só podem votar para presidente da República.  

Já encerraram a votação: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Barein, Bélgica, Bulgária, Catar, China, Hong Kong, Chipre, Coreia do Sul, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes Unidos, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Kuwait, Líbano, Luxemburgo, Malásia, Moçambique, Namíbia, Nepal, Noruega, Nova Zelândia, Omã, Palestina, Polônia, Quênia, República Tcheca, Romênia, Rússia, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan, Tanzânia, Timor Leste, Turquia, Vietnã e Zâmbia.

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho