Ouça e assista

Eleições 2022: uso eleitoral das notícias falsas se intensifica

Especialista aponta que deep fake e vídeos alterados no Tik Tok são a nova cara da desinformação nas redes

Ouça o áudio:

Para especialista, a disseminação de notícias falsas tem se intensificado nestas eleições de 2022 - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
Tem pessoas que compartilham e sabem que naquela mensagem tem algma informação mentirosa

Quatro em cada dez brasileiros afirmam receber notícias falsas diariamente, de acordo com uma pesquisa  publicada pela Poynter Institute feito com apoio do Google. E no contexto eleitoral, a prática de disseminar informações mentirosas se intensifica. 

Para falar sobre a circulação massiva de notícias falsas durante o primeiro e segundo turno das eleições no Brasil, o programa Central do Brasil desta quarta-feira (5), recebe Ana Regina Rêgo , professora, pesquisadora e coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação.

"A desinformação consegue entrar na sociedade brasileira através de vários vieses e um deles é o religioso e moral", afirma. Ela também destaca que a tecnologia deep fake (que permite inserir o rosto de uma pessoa em um vídeo no qual ela não está) e os vídeos alterados no Tik Tok são as novas ferramentas de desinformação.  

E tem mais!

Os brasileiros que vivem na Venezuela ainda não se sabem como vai ser para conseguirem votar no segundo turno das eleições brasileiras. No primeiro turno, quem quis exercer o voto teve que se deslocar para a Colômbia. Mesmo com esse empecilho, a comunidade brasileira em Caracas se reuniu no último domingo (2) para acompanhar a apuração. O correspondente Lucas Estanislau foi a uma reunião e mostra a expectativa para o próximo dia 30.

Congresso mais conservador desde a redemocratização: a colunista e economista Juliane Furno analisa a correlação de forças na nova composição do Legislativo.

O programa Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, às 12h30, pela Rede TVT e pelos canais do Brasil de Fato. 

 

Edição: Raquel Setz