Ouça e assista

Eleições 2022: Cientista política analisa as movimentações de apoio no segundo turno

Programa também aborda o interesse dos brasileiros que moram no exterior em participar do pleito

Ouça o áudio:

Como explicar os votos de Jair Bolsonaro que as pesquisas não previram no primeiro turno? - Evaristo Sa / AFP

Ontem (5) , Lula recebeu o apoio da senadora e candidata a presidente pelo MDB no primeiro turno, Simone Tebet. Ela disse que apoia o petista não por adesão, mas por compromisso com a democracia e com a constituição. Além da senadora, Lula recebeu apoio de sete governadores e 16 senadores do Norte e Nordeste. Nomes que conduziram a economia no governo de Fernando Henrique Cardoso, como Armínio Fraga e Pérsio Arida, formalizaram apoio ao candidato.

Para falar sobre as recentes movimentações de apoio aos candidatos no segundo turno, o programa Central do Brasil desta quinta-feira (6), recebe a cientista política Beatriz Falcão.

"É um apoio que tem uma simbologia muito grande, porque mostra que antigos rivais estão, hoje, fazendo alianças em prol da democracia e derrota do atual presidente Bolsonaro".

E tem mais!

No estado de Pernambuco (PE), a disputa pelo governo foi para o segundo turno e, dessa vez, são duas mulheres concorrendo: Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB). Na reportagem de Lucila Bezerra, você confere como anda a busca por apoios no estado. 

A edição também traz uma reportagem que aborda o aumento do interesse dos brasileiros que moram no exterior nesta eleição em participar do pleito. Com o aumento da adesão em outros países, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) quer avançar com um projeto para facilitar o voto do brasileiro no exterior e continuar aumentando a participação.

O programa Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, às 12h30, pela Rede TVT e pelos canais do Brasil de Fato.

Edição: Douglas Matos