NÃO É SÍRIO

Arquidiocese condena "uso político" do Círio de Nazaré e nega ter feito convite a Bolsonaro

"Comunicamos não ter havido nenhum convite da parte da arquidiocese de Belém", diz nota publicada por unidade da Igreja

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Bolsonaro vai participar do chamado Círio fluvial, quando imagem de Nossa Senhora é colocado em barco da Marinha - Divulgação/Círio de Nazaré

A arquidiocese de Belém afirmou, em nota divulgada na noite desta sexta-feira (7), que não convidou o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, para participar do Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações religiosas e populares do país.

"Tomamos conhecimento da presença do senhor presidente da República, Jair Bolsonaro, na Corveta da Marinha Garnier Sampaio durante a romaria fluvial", cita a nota divulgada depois das 22h desta sexta.

Leia também: Nunca um presidente usou tanto a máquina pública para se reeleger, diz Lula sobre Bolsonaro

A unidade da Igreja Católica, responsável pela organização da festa, disse ainda que o acesso do candidato à embarcação da Marinha é uma responsabilidade da própria Força e que não está permitida a utilização política ou partidária do evento religioso.

"Comunicamos não ter havido nenhum convite da parte da arquidiocese de Belém, nem da diretoria da festa de Nazaré, a qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal. Entretanto reconhecemos ser responsabilidade da Marinha do Brasil o acesso à referida embarcação", diz a nota, assinada pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa.

A campanha de Bolsonaro confirmou a presença dele no chamado Círio fluvial, quando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré é colocada numa embarcação da Marinha e levada de um distrito de Belém até o centro da cidade, seguida de jet skis e embarcações com capacidade para até 700 pessoas.

"Cabe ao arcebispo de Belém a condução da imagem peregrina em todas as etapas de embarque e desembarque do Garnier Sampaio", afirma. "Temos o dever de observar a plena liberdade de qualquer cidadão ou cidadã de participar dos eventos do Círio de Nazaré. Todavia, não desejamos e nem permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário das atividades do Círio."

:: Ministério Público do Trabalho confirma aumento de registros de assédios eleitorais ::

Gafe

Em uma publicação feira no seu Instagram oficial, o presidente cometeu uma gafe durante sua participação no Círio fluvial. Nos Stories, Bolsonaro escreveu "Sírio de Nazaré" ao invés de "Círio de Nazaré" para se referir à festividade religiosa.

Nas redes sociais, a repercussão do erro de grafia foi negativa para o candidato do PL. O senador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PSB), e outras figuras proeminentes se manifestaram sobre o caso.

 

 

Edição: Daniel Lamir