ASSISTA

Bem Viver na TV traz programa especial dedicado às crianças

No mês das crianças, programa traz reportagens sobre o Radinho BdF, alimentação e as políticas públicas para infância

Brasil de Fato | Buenos Aires (Argentina) |
Bem Viver na TV traz o Radinho BdF, programa de rádio do Brasil de Fato, dedicado aos pequenos e aborda a importância das informações para as crianças. - Pedro Stropassolas

Esta edição do Bem Viver, produzido pelo Brasil de Fato, é dedicada às crianças! Qual a importância de ouvir os pequenos? Quais as políticas públicas do governo federal para a primeira infância? Como trazer uma alimentação mais saudável para os filhos? Estas são algumas das perguntas que o esse programa especial aborda.

Continua após publicidade

Mosaico Cultural traz o podcast premiado onde as pequenas e pequenos são protagonistas: o Radinho BdF. A produção do Brasil de Fato traz tudo um pouco, brincadeiras, contação de histórias, receitas, e informação importante para quem cuida dos pequenos e pequenas.

Além de comandar o projeto, a jornalista Camila Salmázio participou da concepção do podcast, criado em abril de 2020, durante o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus. 

"A gente idealizou um projeto que fosse um lugar que as crianças escutassem outras crianças", conta Salmázio, que também ressalta que comunicação também é um direito.

"A criança ser ouvida é lei. Todos os veículos de comunicação deveriam ter esse espaço eh não só pra conteúdos pensados pra mas também escutar elas em todas as outras esferas, em todos os outros contextos, até mesmo pros adultos saberem a opinião das crianças. Mas a gente percebe que a imprensa em geral não investe em conteúdos como esse."

Já o quadro de Entrevista traz uma conversa com a pesquisadora Úrsula Peres, do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), sediado na USP, sobre a importância das políticas públicas para a primeira infância no desenvolvimento das crianças e também do país.

De acordo com um relatório feito pelo CEM menos de 1% do orçamento do governo federal é destinado a políticas para a primeira infância, que abrange crianças de zero a seis anos de idade. Fase é fundamental no desenvolvimento humano e o abandono das ações pode prejudicar o presente e o futuro delas. Um dos aspectos mais afetados atualmente é a vacinação, que vem despencando no Brasil nos últimos anos. 

"Investir em primeira infância é fundamental para um país melhor, mais democrático e mais justo", aponta Peres.

Alimento é Saúde mostra que cozinhar com as crianças é uma estratégia para estimular bons hábitos alimentares. 

Também vamos mostrar a escolinha de futebol do MST, que une a luta pela Reforma Agrária com o esporte, no Assentamento Vitória, de Santa Maria da Boa Vista, no sertão de Pernambuco. 

E ainda tem a nossa saudação com um panorama da luta LGBT nas eleições com a Symmy Larrat, presidenta da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT).

Comida de Verdade

No Comida de Verdade a chef, Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, ensina uma receita deliciosa de sorvete de banana. Confira o passo a passo:

Ingredientes –  4 porções
6 bananas bem maduras

Opcional: 2 colheres de cacau em pó

Modo de preparo:
Corte as bananas em rodelas e espalhe-as dentro de um saquinho de congelamento sem amontoar, formando um tapetinho de banana. Leve ao congelador até congelar.

Retire do congelador, passe pro liquidificador ou processador, espere 3 minutos pra dar não ficar tão duras e então bata. Se for preciso, no meio da batida desligue o liquidificador e acomode as bananas com uma colher.

Elas vão emulsionar e virar sorvete sem a necessidade de acrescentar nenhum outro ingrediente... sim, funciona como mágica!

Se quiser sorvete de chocolate basta acrescentar cacau em pó pra bater junto! E está pronto!

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Marina Duarte de Souza