Ouça e assista

Bolsonaro veta relatório das Forças Armadas que mostra que não houve fraudes no primeiro turno

Programa também traz as últimas atualizações das agendas dos candidatos à presidência

Ouça o áudio:

Apuração dos militares não aponta indícios de fraude no processo eleitoral - Sergio Lima / AFP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou a divulgação do relatório produzido pelos militares sobre a fiscalização das urnas eletrônicas no primeiro turno. Segundo a jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, o motivo do veto seria que a apuração dos militares não aponta indícios de fraude no processo eleitoral, como verbaliza o presidente. Ele sugeriu aos militares que o relatório não estava completo e que eles refizessem a investigação no segundo turno.

Continua após publicidade

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o Ministério da Defesa encaminhe uma cópia do relatório sobre a fiscalização das urnas. As Forças Armadas analisaram ao menos 385 boletins das urnas e um projeto-piloto do teste de integridade com biometria em 58 aparelhos.

Continua após publicidade

Ainda sobre o tema das eleições, o programa Central do Brasil desta terça- feira (11), também traz as últimas atualizações das agendas dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro (PL), que disputarão o segundo turno das eleições.

Continua após publicidade

E tem mais!

Continua após publicidade

O despejo de uma comunidade Mapuche na Patagônia argentina terminou com a detenção sob sigilo de justiça de mulheres, uma delas grávida. A ação do governo nacional acabou levando à renúncia da ministra de Mulheres, Gêneros e Diversidade, Elizabeth Gómez Alcorta, e organizações de direitos humanos pedem uma mesa de diálogo. Em reportagem, você acompanhe os detalhes deste caso.

Ainda nesta edição, o coordenador da Rede Quilombação, Dennis Oliveira, analisa a composição de parlamentares negros e negras eleitos neste pleito e faz projeções sobre as pautas antirracistas no Congresso para os próximos anos.

O programa Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, às 12h30, pela Rede TVT e pelos canais do Brasil de Fato.

Edição: Douglas Matos