PESQUISA

PoderData: Lula mantém liderança com 52% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro tem 48%

Levantamento repete resultados divulgados na semana passada; com 10 dias de 2º turno, petista segue à frente

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Ex-presidente segue com vantagem em relação a Bolsonaro no 2º turno da eleição presidencial - Ricardo Stuckert

Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (12) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 52% das intenções de voto contra 48% de Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno das eleições. O placar é referente aos votos válidos.

A diferença numérica é a mesma captada pelo instituto em seu último levantamento, publicado na última quinta-feira (6). A distância indica vantagem mínima do petista, mas sem empate técnico.

Caso o resultado seja confirmado, Lula será eleito presidente da República no próximo dia 30. No 1º turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 48,43% dos votos para o ex-presidente e 43,2% para Bolsonaro.

Leia mais: O que os candidatos à Presidência da República propõem em relação às políticas sociais?

De acordo com o PoderData, quando se considera a totalidade dos votos, Lula tem 48% contra 44% de Bolsonaro. São 6% os que dizem pretender votar em branco ou anular o voto e 2% os que não sabem. Os números são exatamente os mesmos da pesquisa anterior.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos do Poder360, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 5.000 entrevistas em 347 municípios nas 27 unidades da Federação de 9 a 11 de outubro de 2022. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual para um intervalo de confiança de 95%. O registro no TSE é BR-09241/2022.

Edição: Nicolau Soares