PARA ASSISTIR

Papo na Laje: desafios e potências da produção cultural na Baixada Fluminense

Os convidados Gyselle Cruz e Reinaldo Junior contam sobre parceria em um curta-metragem gravado em Mesquita

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Episódio foi gravado na laje do ator e gestor cultural Reinaldo Junior, em Mesquita, Baixada Fluminense - Stefano Figalo/Papo na Laje

O programa Papo na Laje desta quinta-feira (20) conversa com artistas da Baixada Fluminense sobre os desafios e as potências da produção cultural na localidade que abrange 13 municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Leia mais: Papo na Laje debate diversidade do fazer artístico nas favelas e periferias do Rio

Reinaldo Junior, ator e gestor cultural de Mesquita, é um dos convidados do programa. Ele conta que uma questão singular para os artistas da Baixada é a necessidade de se auto gerir diante da ausência de políticas públicas que fomentam a arte.

"Começo minha trajetória sonhando em ser ator, mas na caminhada a gente precisa se auto gerir para inclusive possibilitar que outras pessoas possam fazer cultura. A gente tem referências de pessoas que galgaram esses lugares e buscamos dar continuidade", disse Reinaldo à apresentadora Dani Câmara.

Para Gyselle Cruz, atriz e empreendedora de Belford Roxo, a arte e a educação precisam andar juntas. Ela é fundadora da empresa de entretenimento Brigadeirinho Produções que gera emprego e oportunidade para jovens da Baixada Fluminense há 9 anos. 

O projeto começou com atividades recreativas para as crianças e personagens vivos em festas infantis. "Trabalho com a questão da criança por conta isso, são elas que trazem essa carga para transformar o amanhã", disse ela que também é mãe.

Este ano, Gyselle assumiu pela primeira vez a produção executiva de um filme. O curta-metragem "Linhas" se passa em Mesquita e acompanha o reencontro de dois amigos de infância. A parceria com Reinaldo estreou em agosto no teatro João Caetano, centro do Rio. 

"Linhas é uma narrativa de ficção a partir da provocação do cineasta Luis Gomes. Dois personagens, Sandro e Pepeu, vivendo um dia comum rua Henrique Lussack. Eles falam sobre ancestralidade, a importância da brincadeira, da cultura e do território. Toda equipe é preta e majoritariamente da Baixada", enfatiza Reinaldo.

A segunda temporada do Papo na Laje é transmitida na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, e no canal do YouTube do programa, todas as quintas, às 18h. Também é possível assistir em toda Grande São Paulo no canal aberto digital da TVT, também as quintas, às 20h.

Assista:

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse