nova pesquisa

Datafolha mostra Lula com 53% e Bolsonaro com 47% a três dias do segundo turno

Diferença entre os dois candidatos nos votos válidos passou de quatro para seis pontos percentuais

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Ex-presidente segue à frente na disputa, diz Datafolha - Foto: Ricardo Stuckert

A penúltima pesquisa Datafolha antes da votação do segundo turno das eleições presidenciais mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% das intenções de voto, contra 44% de Jair Bolsonaro (PL), quando considerados os votos totais. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (27).

Nos votos válidos, que não levam em conta brancos, nulos e indecisos, o Datafolha mostra Lula com 53%, contra 47% do atual presidente. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa mostra variação negativa de um ponto percentual de Bolsonaro na comparação com o levantamento anterior do mesmo instituto, publicado na última quarta-feira (19). Na ocasião, Lula tinha vantagem de 49% contra 45% nos votos totais e 52% contra 48% nos válidos. Com isso, a diferença entre os dois candidatos nos votos válidos passou de quatro para seis pontos percentuais.

Para a pesquisa desta semana, foram ouvidas 4.592 pessoas entre terça-feira (25) e quinta (27), em 253 cidades, nos 26 estados e no Distrito Federal. A pesquisa foi contratada pelo grupo Globo e pela Folha de S. Paulo. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-04208/2022. 

O último levantamento do Datafolha antes da votação será divulgado no próximo sábado (29), véspera da eleição.

Edição: Nicolau Soares