OLHOS ATENTOS

União Europeia pede que se respeitem resultados das urnas nas eleições do Brasil

Josep Borrell pede respeito às "instituições democráticas"; TSE confirma 7 missões de observação eleitoral

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Para Alto Representante de Política Exterior da União Europeia, Josep Borrell, eleições no Brasil influenciam na estabilidade da América Latina - Juan Mabromata /AFP

O Alto Representante da União Europeia para Política Exterior, Josep Borrell, expressou preocupação sobre o funcionamento das instituições democráticas e pediu que se respeitem os resultados das urnas nas eleições do próximo domingo (30) no Brasil. Sem mencionar o nome de Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, Borrell criticou quem semeia dúvidas sobre a segurança do sistema eleitoral. 

"Quero fazer um chamado ao bom funcionamento das instituições democráticas: não questionar e aceitar os resultados", disse o representante de Política Exteriores da União Europeia durante a última reunião de ministros da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), na quinta-feira (27).

:: Direita liberal se alia à esquerda no segundo turno: "Lula se tornou o centro democrático" ::

Borrell insistiu que as instituições políticas "são as garantidoras dos processos eleitorais", dizendo que "tudo depende delas" e que elas devem funcionar bem para a estabilidade da América Latina.

Missões de Observação

Diante da atenção internacional para o segundo turno no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a presença de sete missões de observação eleitoral que já estiveram no país durante o primeiro turno, no dia 2 de outubro.

As missões são da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Parlamento do Mercosul (Parlasul), da Rede de Órgãos Jurisdicionais e da Administração Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Roaje-CPLP), do Carter Center (EUA), do Inter -União Americana de Organizações Eleitorais (Uniore), Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES) e Transparência Eleitoral, instituição latino-americana de monitoramento eleitoral.

Edição: Thales Schmidt