Vitória de Lula

Biden parabeniza Lula pela vitória nas eleições do Brasil 

Administração dos EUA planeja enviar alto funcionário para defender a normalidade da transição de poder

São Paulo |

Ouça o áudio:

Biden parabenizou Lula pela vitória nas eleições do Brasil - CHIP SOMODEVILLA/ AFP

A Casa Branca emitiu um comunicado oficial assinado pelo presidente estadunidense, Joe Biden, na noite deste domingo (30) parabenizando o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

"Parabéns ao Luiz Inácio Lula da Silva por ser eleito o próximo presidente do Brasil após um processo eleitoral livre, justo e confiável. Espero trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos", diz o comunicado da Casa Branca.

A Embaixada dos EUA no Brasil também publicou em suas redes sociais uma mensagem de parabenização ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE): "Parabenizamos o TSE , os TREs e o povo do Brasil pela realização de eleições bem sucedidas, livres e justas. Felicitamos Lula pela eleição como próximo presidente do Brasil", destacou a representação diplomática dos EUA.

No último sábado (30), foi relatado que a administração dos EUA estava planejando organizar a visita ao Brasil de um alto funcionário da Casa Branca para defender a realização da transição de poder no Brasil junto às autoridades do país em caso de uma vitória de Lula.

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva foi confirmada às 19h57 com 98,8% das urnas apuradas, quando o candidato do PT contava com 59.563.912, milhões votos e não podia mais ser alcançado pelo seu adversário Jair Bolsonaro (PL), consolidando a vitória. Com a conquista, Lula (PT) torna-se o 39º presidente da República e o primeiro ex-presidente brasileiro a ser eleito para um novo mandato.

Edição: Thales Schmidt