Repercussão

Líderes internacionais felicitam Lula por vitória

Vitória de Lula "abre um novo tempo para a história da América Latina", diz presidente da Argentina

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Lula e Alberto Fernández, presidente da Argentina - Reprodução

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o novo presidente do Brasil e líderes internacionais já felicitaram a vitória do petista nas urnas. Os presidentes da Argentina (Alberto Fernández), Bolívia (Luis Arce), Cuba (Miguel Díaz-Canel), França (Emmanuel Macron), Venezuela (Nicolás Maduro) e o primeiro-ministro da Espanha (Pedro Sanchéz) compartilharam mensagens em suas redes sociais após a derrota de Jair Bolsonaro (PL).

"Parabéns Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com o bom viver de nossos povos", afirmou o presidente argentino em sua rede social.

Fernández visitou Lula quando o líder petista estava preso pela Lava Jato em Curitiba e enviou a mensagem minutos após a confirmação do resultado eleitoral.

Já o presidente boliviano disse: "Parabéns irmão Lula, eleito presidente do Brasil! Sua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social".

Macron, por sua vez, publicou em português em seu Twitter: "Parabéns caro Lula por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países."

O premiê espanhol Pedro Sánchez publicou a seguinte mensagem: "Que boa notícia, Lula, pela sua vitória nestas eleições em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Seus sucessos serão os do povo brasileiro. Parabéns, Lula!".

Díaz-Canel destacou:"Cuba parabeniza você, caro colega. Eles atrasaram sua vitória com métodos hediondos, mas não conseguiram impedir que você vencesse com o voto do povo. Lula retorna, o PT retorna, retornará a justiça social".

Já Nicolas Maduro, presidente da Venezuela, afirmou: "Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje no Brasil a democracia triunfou. Parabéns Lula! Um grande abraço!".

Edição: Arturo Hartmann