repercussão

De "lixo" a "perfeito": meio político reage a 1º discurso de Bolsonaro após derrota na eleição

Adversários e aliados políticos se manifestam após curto pronunciamento do presidente em fim de mandato

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Derrotado nas eleições, atual presidente se manifestou pela primeira vez nesta terça-feira - Reprodução

Instantes após o fim do curto discurso do futuro ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o mundo político foi às redes sociais para comentar a manifestação desta terça-feira (1º). Como era de se esperar, opositores, aliados e ex-aliados fizeram avaliações distintas sobre o discurso.

Entre as lideranças de oposição a Bolsonaro, a tônica dos comentários foi de crítica ao fato de que o derrotado não reconheceu a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffman, fez uma das críticas mais incisivas. Ela lembrou que Lula sempre aceitou as derrotas eleitorais que teve, ao contrário de Bolsonaro, a quem chamou de "irresponsável".

O vereador petista de Porto Alegre Leonel Radde, recém-eleito deputado estadual, chamou o discurso e o próprio presidente de "lixo", e disse que aposta que ele será preso. 

A deputada federal reeleita Talíria Petrone (PSOL-RJ) criticou Bolsonaro por ter citado "métodos de esquerda" ao falar das manifestações em andamento pelo país.

Também psolista, o deputado distrital reeleito pelo Distrito Federal Fábio Felix destacou a incapacidade de reconhecimento da derrota eleitoral por parte de Bolsonaro, e chamou o discurso de "insignificante".

Ex-aliados

Outrora aliados de Bolsonaro, integrantes do Movimento Brasil Livre criticaram Bolsonaro após o discurso, e aproveitaram a oportunidade para se dizerem contrários às manifestações em curso. Usando a retórica habitual, afirmaram que os manifestantes foram chamados de "esquerdistas" pelo presidente.

Criticado por antigos colegas de legenda e finalmente suspenso do partido Novo por ter declarado voto em Lula no segundo turno, João Amoêdo foi mais um a criticar Bolsonaro.

Aliados vibram

Enquanto a oposição criticou a postura evasiva do presidente, bolsonaristas vibraram e postaram mensagens que seguem o caráter dúbio do discurso do presidente. 

Deputada federal reeleita e uma das vozes mais potentes do bolsonarismo na Câmara, Bia Kicis (PL-DF) foi ainda mais objetiva que Bolsonaro e afirmou em postagem que o discurso foi "perfeito".

Outro deputado federal reeleito, Marco Feliciano (PL-SP) chamou Bolsonaro de "nosso líder" e conclamou a militância: "avante patriotas".

Já o deputado estadual reeleito Gil Diniz (PL-SP) parece ter ficado confuso com a mensagem que Bolsonaro quis passar e afirmou: "sigo o Presidente, seja qual for sua decisão!". Aparentemente, espera movimentação mais clara do candidato derrotado no segundo turno das eleições presidenciais.

Edição: Thalita Pires