"Sr. brasil"

Dia triste para a cultura brasileira: morre Rolando Boldrin

Cantor, compositor e ator tinha 86 anos, causa da morte não foi divulgada

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Artista morreu aos 86 anos nesta quarta-feira (9) - Reprodução/Instagram

Um dia de tristeza e dor para a cultura brasileira. Além da cantora Gal Costa, morreu também nesta quarta-feira (9), em São Paulo, o cantor, compositor e ator Rolando Boldrin, de 86 anos. O motivo da morte ainda não foi confirmado.

Com mais de 60 anos de carreira, Boldrin foi um artista de muitos talentos. Desde criança cantava com o irmão na cidade de São Joaquim da Barra, interior paulista, onde nasceu. Ainda jovem se mudou para São Paulo, onde a carreira deslanchou.

O primeiro trabalho na televisão foi na extinta TV Tupi, em 1958. De lá para cá, se destacou como ator, compositor, cantor e, como gostava de se apresentar, "contador de causos". Acompanhe abaixo um deles, sobre a morte do escritor Ariano Suassuna:

Atuou em mais de 30 novelas, incluindo grandes sucessos do gênero no Brasil, como Mulheres de AreiaA Viagem, Os ImigrantesAs Pupilas do Senhor Reitor e Roda de Fogo.

Como cantor, foi versátil, e era um dos grandes nomes da moda de viola no país. Veja abaixo, com Tom Zé, Boldrin mesclando, com muito humor, música e contação de história:

 

Além de colecionar experiências como ator de cinema. Rolando Boldrin também foi apresentador de diversos programas de auditório. Nos últimos 17 anos, conduziu o programa Sr. Brasil na TV Cultura, produzido em parceria com o Sesc. O nome da atração não podia ser mais adequado.

Dirigido e apresentado por Boldrin, o programa ofereceu espaço para a diversidade da cultura brasileira, mostrando o trabalho de artistas que arrastam multidões e também de pessoas pouco conhecidas do público em geral.

"Sou fundamentalmente um ator, esse tem sido meu trabalho a vida inteira; radioator, ator de novela, de teatro, de cinema, um ator que canta, declama poesias e conta histórias", afirmou o artista, em fala divulgada pela TV Cultura

Pelas redes sociais, personalidades da cultura, da política e de outros setores lamentaram a morte de Boldrin.

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho