FIQUE LIGADO

Chegou a hora do Enem 2022; confira as dicas para fazer a prova neste domingo (13)

Cerca de 3,4 milhões de estudantes em todo o país fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Número de inscritos para as provas do Enem 2022 no Distrito Federal é menor do que na edição anterior - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Chegou o momento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 para milhões de estudantes de todo o país. A prova começa neste domingo (13) e é preciso estar atento se está tudo em ordem para não correr o risco de ser desclassificado do exame.

Para participar da prova é obrigatório levar um documento oficial de identificação, com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. 

Vale ficar atento para quem for fazer a prova no Enem digital. Neste caso, a caneta esferográfica de tinta preta, em material transparente, também é item obrigatório, visto que a redação será feita de forma manuscrita, e não no computador.

Ao contrário da edição de 2021, o uso de máscara de proteção facial não será mais obrigatório nos estados e municípios onde o uso é liberado em locais fechados. 

Os documentos originais com foto aceitos para a realização da prova são a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho - emitida após 27 de janeiro de 1997. 

Também serão aceitos documentos digitais para esta edição. São eles o e-Título, a CNH digital e o RG digital - que devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

É recomendado ainda que se leve o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante

Recomendações

É aconselhável que os participantes levem lanche, água e/ou outras bebidas. Bebidas alcoólicas não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato. 

É recomendado também o porte da Declaração de Comparecimento impressa para cada dia de prova, contendo o CPF e a senha. A comprovação da participação no exame pode ser acessada na Página do Participante.

A Declaração serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho e deve ser apresentada ao aplicador das provas na sala respectiva do candidato.

Durante o exame, os estudantes não podem portar qualquer tipo de dispositivo eletrônico, como celulares e smartphones. Os celulares precisam permanecer desligados. Qualquer som emitido pelo aparelho eletrônico, mesmo que dentro do envelope porta-objetos, provoca a eliminação do candidato. 

Fones de ouvido, óculos escuros e artigos de chapelaria, como bonés e chapéus também são proibidos. Esses objetos devem estar dentro do envelope porta-objetos, assim como a Declaração de Comparecimento.

Esses objetos, caso o estudante leve para o exame, devem ser colocados dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas. A Declaração de Comparecimento também deve ser colocada dentro do envelope. 

Enem 2022

Nos dias 13 e 20 de novembro, participam do Enem 2022 cerca de 3,4 milhões de estudantes em todo o país. As provas de linguagens, ciências humanas e redação estão agendadas para o primeiro dia. Já no segundo, é a vez de matemática e ciências da natureza.  As edições anteriores do Enem estão disponíveis no site do Inep, para quem deseja ainda se preparar para as provas. 

O Enem oferece vagas para estudantes no ensino superior público, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); para bolsas em instituições privadas, através do  Programa Universidade para Todos (ProUni), e também é parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).



 

Edição: Vivian Virissimo