PELE ALVO

Uma pessoa negra é morta pela polícia a cada nove horas no RJ, aponta pesquisa

Capital lidera em número de mortos por agentes do estado, com 458 registros, seguida por São Gonçalo e Baixada

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Rio é o estado com maior registros de chacinas, totalizando 155 vítimas das quais 138 eram pretas ou pardas - Reprodução

Uma pesquisa da Rede de Observatórios da Segurança divulgada nesta quinta-feira (17) revelou que a polícia do Rio de Janeiro mata uma pessoa negra a cada nove horas. No último ano, das 1.214 pessoas mortas pela polícia, 87,3% eram negras. Os dados estão na pesquisa "Pele Alvo: A cor que a polícia apaga".

Continua após publicidade

Isso significa que o estado registra duas mortes de pessoas negras assassinadas pela polícia por dia. A capital lidera em número de mortos por agentes de segurança do Estado, com 458 registros, seguida por São Gonçalo, com 209, e outros cinco municípios da Baixada Fluminense: Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Japeri e Nova Iguaçu. 

Leia mais: 

Na capital, as regiões de Irajá, com 90 mortos, e do Méier, com 82, registraram mais mortes de pessoas negras em operações policiais. Ambas ficam na zona norte e incluem o Jacarezinho, favela onde ocorreu a chacina que deixou 27 mortos. 

Em número absolutos, o Rio é o estado que mais mata pessoas negras entre os sete monitorados pela Rede, com 1.060, o que corresponde a 87,3% do total. A pesquisa também chama a atenção para a ocorrência de chacinas no Rio. Dos 57 registros policiais com três vítimas ou mais, 30 apresentaram a totalidade de vítimas negras. No total, foram 155 vítimas e 138 delas eram pretas ou pardas.

Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação com as secretarias de segurança do Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí, Pernambuco, Maranhão, Ceará e Bahia.

Segundo o relatório, a distribuição racial das mortes em decorrência da ação do Estado é uma face do racismo estrutural: negros são 97,9% dos mortos na Bahia, 96,3% em Pernambuco, 92,3% no Ceará, 87,3% no Rio de Janeiro, 75% no Piauí e 68,8% em São Paulo. Em todos os estados monitorados pela Rede, o percentual de negros mortos pela polícia supera a presença dessa população nos estados.

No Maranhão, porém, a secretaria de segurança não disponibilizou informações sobre a cor dos 87 mortos pela polícia no último ano. O governo alega que a classificação não é feita no registro da ocorrência. A pesquisa destaca que a ausência ou mesmo a falta de transparência sobre os dados é uma escolha política que gera prejuízos para toda sociedade.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita