Olha a zebra!

Boletim da Copa: Argentina perde para a Arábia Saudita; França goleia a Austrália

Listados entre os favoritos, argentinos levam virada em jogo com três gols anulados

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Messi abriu o placar de pênalti, mas não impediu que a Argentina levasse a virada - Antonin Thuillier/AFP

O terceiro dia da Copa do Mundo do Catar começou com a primeira zebra do mundial. No Grupo C, a Arábia Saudita venceu a Argentina, tida como uma das favoritas para levantar o troféu. No Grupo D, a atual campeã França levou um susto da Austrália no começo, mas virou e goleou: 4 a 1. 

Amplamente favorita, a Argentina tomou a iniciativa no confronto e abriu o placar aos 9 minutos com Messi, cobrando pênalti - questionado - sofrido por Rodrigo De Paul. 

O time manteve a pressão e fez mais três gols na primeira etapa - todos anulados por impedimentos de centímetros. Papu Goméz fez lançamentos Messi e Lautaro Martinez, que marcaram. Depois, foi a vez de Messi dar o passe para Lautaro. Era o resultado de uma estratégia ousada da Arábia, que subia suas linhas de marcação para congestionar o meio campo e pressionar a troca de passes portenha. 

No segundo tempo, começou o calvário argentino. Logo aos dois minutos, Messi perde a bola no meio de campo e Al Malki lançou para Saleh Al Shehri, que ganhou do zagueiro Romero e bateu cruzado para empatar. A virada veio aos 8 minutos com um golaço de Aldawsari. Ele recuperou uma bola rebatida, limpou três adversários e bateu no ângulo, sem chance para Martinez. 

Depois disso, o time árabe recuou e se defendeu com grande entrega. A Argentina teve algumas chances, mas não conseguiu evitar a histórica vitória saudita. 

Pelo mesmo grupo, México e Polônia fizeram um jogo amarrado e que terminou sem gols. Os latinos tocavam melhor a bola e rondavam a área de Szczęsny, mas o goleiro polonês fez poucas defesas. A Polônia apostava em lançamentos para o craque Robert Lewandowski. A estratégia deu resultado aos 8 do segundo tempo, quando o centroavante sofreu um pênalti de Héctor Moreno. Ele mesmo bateu, mas parou em Guilhermo Ochoa, lendário goleiro mexicano que disputa sua quinta Copa do Mundo. Com isso, o maior artilheiro da história da Polônia segue sem marcar gols em mundiais. 

Abrindo a disputa no Grupo D, Dinamarca e Tunísia fizeram um jogo equilibrado que terminou em 0 a 0. Embalada por sua torcida, que compareceu em peso ao Education City Stadium, a Tunísia surpreendeu ao endurecer e até ser melhor em alguns momentos do que os favoritos dinamarqueses, vindos de uma sequência de bons resultados nas competições europeias. 

O dia se encerrou com o embate entre a França, atual campeã, e a Austrália. E o jogo começou com uma surpresa: aos 11 minutos, o camisa 7 Leckie recebeu lançamento e cruzou para Goodwin, sozinho, bater alto e superar Lloris. O lance trouxe um prejuízo ainda maior para França, com a lesão do lateral-esquerdo Lucas Hernández, que teve que ser substituído. 

Os franceses seguiram pressionando e empataram aos 27, com Rabiot, de cabeça. O cruzamento foi de Theo Hernández, que entrou no lugar de seu irmão lesionado. A virada aos 31, com Giroud, após vacilo da defesa australiana na saída de bola. 

A França manteve o controle do jogo no segundo tempo, fazendo o terceiro aos 22 minutos, com MBappé completando de cabeça cruzamento de Dembélé. Aos 25, Giroud fez seu segundo e empatou com Thierry Henry como maior artilheiro da história da seleção francesa.

Próximos jogos: Alemanha e Espanha estreiam 

Nesta quarta-feira (23), a Copa prossegue com os jogos dos grupos E e F, com a estreia de times apontados entre os favoritos. 

 Às 7h, o Marrocos enfrenta a Croácia, vice-campeã de 2018. Na sequência, a tetra campeã Alemanha estreia no que deve ser uma partida tranquila contra o Japão. No início da tarde, a Espanha é favorita contra a Costa Rica. Por fim, o Canadá enfrenta a Bélgica, algoz do Brasil em 2018. 

 

Edição: Nicolau Soares