Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

CULTURA POPULAR

Conheça o Guerreiro, tradição cultural de Alagoas no período natalino

Em 2019, o guerreiro recebeu o título de Patrimônio Imaterial de Alagoas; folguedo surgiu no começo do século XX

01.dez.2022 às 18h35
Recife (PE)
Rodolfo Rodrigo

Alagoas é o estado que possui a maior diversificação em folguedos do país - Juliete Santos/Secom Maceió

Uma das coisas mais significativas do nosso país é a cultura popular. Em cada região, as manifestações culturais dão vida a tradições ancestrais que contam e registram a nossa história. O mês de dezembro no Nordeste é marcado por diversas expressões artísticas que representam o auto de Natal: peças teatrais que contam, de forma ensaiada, o nascimento de Jesus. Assista:

O Guerreiro, por exemplo, é uma manifestação cultural alagoana que tem como objetivo anunciar a chegada do Messias, o menino Jesus. Em um verdadeiro espetáculo de cores, cantigas e figurinos, é possível identificar a riqueza cultural do estado nos detalhes das apresentações.

O Guerreiro é um folguedo genuinamente alagoano que surgiu na primeira metade do século XX como resultado de adaptações feitas na junção do reisado, a chegança e os pastoris.

Leia: Brincantes de tradição junina têm sido presos e têm bacamartes apreendidos em Pernambuco

O nome para esse folguedo vem da “guerra” disputada nas apresentações. Com espadas em mãos, os guerreiros da Nação dos Caboclos lutam com a Nação dos Índios Perí para a conquista do arraial.

Para João Lemos, diretor do Fórum de Cultura Popular e do artesanato alagoano e brincante do guerreiro, a tradição folclórica é um símbolo da cultura alagoana.

“O guerreiro é aquele brinquedo que maior expressa o sentimento de pertencimento do povo alagoano. É o maior símbolo de representatividade popular desde as classes mais altas abastadas, até as classes mais simples. O guerreiro é o maior vulto que une as massas e representa com todo vigor, com todo esplendor, a cultura popular de alagoas”, afirma João.

Leia: Com incentivos estaduais, famílias assentadas ampliam e diversificam produção agroecológica

Uma característica marcante nas apresentações é a diversidade das vestimentas. As cores marcantes e coloridas nos trajes passam por brilhos como espelhos, enfeites de árvores de natal, fitas diversas e coroas. Para contar a história, cerca de trinta personagens participam da apresentação.

Alguns deles associados a figuras natalinas, como a estrela de ouro, os reis, e outros que compõem os jogos, as canções e os entremeios, como a lira, o caboclo, o mestre e o contramestre. 

As figuras chamam atenção pelo uso dos gigantes chapéus em formatos de igrejas, como explica João. “Ele quer engrandecer a religião que professa sua crença em Jesus Cristo, nesse caso a Igreja Católica. E cada chapéu daquele tem um significado. O chapéu de mestre e contramestre são os que representam as catedrais, as igrejas. Quem administra a catedral é o bispo, então no guerreiro quem pode usar o chapéu com a catedral é o mestre que a maior liderança do grupo”, explica.

Leia: Reisado se mantém firme no interior da Bahia

O auto acontece sempre no período do Natal e vai até o Dia de Reis, em janeiro, resultando em uma verdadeira e rica celebração natalina, que já recebeu o título de patrimônio imaterial de Alagoas em 2019.

Desde fevereiro de 2022, o Fórum de Cultura Popular e do artesanato alagoano tem recolhido assinaturas online para o pedido de registro do guerreiro como Patrimônio Cultural do estado, o que pode fortalecer o potencial de atração turística e valorizar a cultura do estado.

Editado por: Vanessa Gonzaga
Tags: folclorePERNAMBUCO
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

R$43 milhões

Lula lança programa Solo Vivo no Mato Grosso ao lado de Fávaro, com entrega de máquinas agrícolas

CINEMA

Wagner Moura e Kleber Mendonça são premiados em Cannes

TERRA SAGRADA

No caminho do Nhandereko: povo Guarani revive agricultura ancestral em São Paulo

Agradecimento

Escola do MST escreve carta para família de Sebastião Salgado: ‘Semente não morre; transforma-se’

GENOCÍDIO

Escudos humanos: soldados de Israel revelam uso de palestinos para checar presença de bombas

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.