Ironia

Boletim da Copa: Brasil perde para Camarões, mas segue líder; Uruguai vence, mas está fora

Com reservas, Brasil empaca contra o bom time de Camarões e leva gol no final; Coreia vence Portugal e elimina uruguaios

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Aboubakar comemora o gol que deu a vitória para Camarões contra o Brasil - Anne-Christine Poujoulat/AFP

A fase de grupos da Copa do Mundo do Catar acabou nesta sexta-feira (2) com mais uma leva de resultados surpreendentes. O Brasil abre a fila ao perder por 1 a 0 para Camarões - com os reservas, é verdade, mas ainda assim um resultado inédito em Copas para o time africano. Mas o dia foi mais doloroso para o Uruguai, mais um campeão mundial eliminado na primeira fase. 

A Seleção Brasileira entrou em campo com o time todo reserva – incluindo o questionado Daniel Alves – e parou em uma equipe concentrada e bem organizada de Camarões. Destaque para a boa partida de Gabriel Martinelli pela esquerda. 

O gol da partida foi marcado por Aboubakar, aos 47 do segundo tempo. O atacante, que já tinha levado um amarelo, tirou a camisa para comemorar e acabou expulso, mas saiu de campo com um sorriso no rosto. 

Na outra partida do Grupo G, Suíça e Sérvia fizeram um jogo movimentado e cheio de gols: 3 a 2 para os suíços, que ficaram com a segunda vaga. Shaqiri, Embolo e Freuler marcaram para a Suíça, e Mitrovic e Vlahovic fizeram os gols sérvios. 

Coreia do Sul nas oitavas

Pelo Grupo H, os uruguaios até fizeram a sua parte nessa última rodada e venceram Gana por 2 a 0, com gols de Arrascaeta, que saiu jogando pela primeira vez no mundial. Mas o futebol pobre das rodadas anteriores cobrou a conta quando a Coreia do Sul surpreendeu e conseguiu uma virada sobre Portugal.

Os lusitanos fizeram o gol logo aos 5 minutos, com Ricardo Horta. A coreia empatou aos 22 com Kim Young. O empate persistiu – assim como a classificação uruguaia – até os 45 do segundo tempo, quando Son atravessou o campo em um contra-ataque e achou um passe milimétrico para Hwang marcar.  

O time de Luis Suárez ainda teve 10 minutos de acréscimos para marcar o terceiro gol que lhe daria a vaga pelo saldo, mas não deu. A comemoração foi dos coreanos, que, sem sair de campo, acompanharam pelo celular os últimos instantes uruguaios na Copa. 

Começam as oitavas de final

Com os resultados, o Brasil pega a Coreia do Sul pelas oitavas de final na próxima segunda-feira (5), às 16h. Primeiro colocado do Gurpo G, Portugal enfrenta a Suíça na terça (6), no mesmo horário.

A fase eliminatória da Copa já começa neste sábado (3). Ao meio dia, Holanda e Estados Unidos abrem as oitavas em um duelo que promete ser equilibrado. E ás 16h, a Argentina é favorita contra a Austrália - se é que isso quer dizer alguma coisa no Catar. 

Edição: Nicolau Soares