Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Política

Contraponto

Engenheiros pela Democracia contestam posicionamento do SERGS que pediu intervenção militar

Na quinta-feira (1°), a Sociedade de Engenharia lançou nota com teor golpista; presidente da entidade diz não concordar

02.dez.2022 às 11h47
Porto Alegre
Redação

SERGS emitiu nota com teor golpista, pedindo intervenção militar e destituição de suposta "ditadura do judiciario" - Reprodução

Na tarde desta quinta-feira (1°), a SERGS emitiu uma nota com teor golpista, em que protesta contra uma suposta "ditadura travestida de democracia", que teria sido instaurada pelo "Poder Judiciário convertido em Poder Supremo" e "mantida pela omissão do atual Poder Legislativo".

O documento assinado pelo presidente da SERGS, Walter Lídio Nunes, e pelo presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Luiz Roberto Ponte, pede ainda um golpe de Estado a ser encaminhado pelas Forças Armadas.

A nota teve uma grande repercussão e logo um coletivo chamado Engenheiros pela Democracia RS lançou um contraponto ao posicionamento da SERGS. Eles afirmam estar "indignados com os posicionamentos extremados da SERGS" e que a nota referida, na verdade, pede uma intervenção militar. Ressaltam ainda que a postura da referida Sociedade é "ilegal e imoral". 

Segundo manifestam, "este setor que hoje ocupa a direção da SERGS não fala em nome da categoria profissional da engenharia". Consideram ainda absurdos os pedidos de intervenção militar, de destituição de um poder ou de impedir a alternância de poder no Executivo.

"Coletivamente reconhecemos a legitimidade das instituições democráticas brasileiras, enraizadas na participação popular e no Estado Democrático de Direito. Por isso, defendemos o respeito ao resultado das eleições", afirma o abaixo assinado, que em pouco mais de 12 horas, já contava com mais de 500 assinaturas. (pode ser conferido e assinado aqui).

Repercussões

De acordo com a Matinal, a SERGS tem entre suas mantenedoras empresas públicas como a Corsan e a EGR, além do BRDE. O veículo noticiou ainda que a nota gerou um racha interno na Sociedade, resultando em reclamações de conselheiros, preocupação com a repercussão e pedidos de desfiliação.

Após a repercussão, a nota foi editada no site da SERGS, retirando a assinatura do presidente da entidade, deixando somente o nome do presidente do conselho deliberativo com a seguinte mensagem: "Esta manifestação é uma prerrogativa do Conselho Deliberativo da Sociedade de Engenharia do RS, não vinculada a posição da Presidência e da Diretoria da entidade". 

Já durante a manhã desta sexta-feira (2), a Central Única dos Trabalhadores do RS (CUT/RS) se manifestou sobre o que considerou uma nota "absurda, ilegal e golpista".

Segundo o presidente da CUT/RS, Amarildo Cenci, a postura da SERGS é "vergonhosa, que agride o Estado Democrático de Direito e desrespeita a vontade soberana do povo brasileiro". O dirigente sindical pede ainda a "devida responsabilização judicial e a condenação na forma da lei" dos responsáveis.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Editado por: Katia Marko
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ADEUS

Esposa de José Mujica diz que ex-presidente uruguaio enfrenta ‘fase terminal’ do câncer

anti-imperialismo

Cuba reafirma disposição ao diálogo com EUA, mas critica hostilidade crescente

ARTIGO DE OPINIÃO

Os desafios da esquerda diante da  ‘extrema direita soft’

DIÁLOGO

Kremlin reafirma vontade de retomar negociações com Ucrânia ‘sem pré-condições’

POR CESSAR-FOGO

Hamas liberta prisioneiro às vésperas de giro de Trump pelo Oriente Médio, que não inclui Israel

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.