Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

publicar não é crime

Campanha pela libertação de Assange recebe apoio de políticos e artistas no Brasil

De passagem pelo país, comitiva do WikiLeaks teve encontro com Lula, jornalistas, artistas, políticos e movimentos

03.dez.2022 às 15h54
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Protesto pela liberdade de Assange na Bélgica - John Thys / AFP

Uma intensa articulação política divulgou no Brasil uma campanha internacional que pede a libertação do jornalista Julian Assange, fundador do Wikileaks. Ao longo desta semana, a comitiva do Wikileaks recebeu o apoio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, participou de evento na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e realizou encontros com artistas, movimentos populares e partidos políticos.

A intenção da delegação é reunir adesões para pressionar o governo do presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden e o Departamento de Justiça a anular as acusações de espionagem e encerrar o processo de extradição do jornalista australiano. 

Assange foi responsável por publicar, entre 2010 e 2011, documentos dos EUA que revelam crimes de guerra e campos de tortura no Iraque, Afeganistão e na base de Guantánamo, território estadunidense em Cuba. Caso seja extraditado, Assange poderá ser condenado a cumprir até 175 anos de prisão.

Em postagem nas redes sociais na última segunda-feira (28), Lula pediu a libertação do fundador do Wikileaks após reunião com Krsting Hrafnsson, editor-chefe do site, e com Joseph Farrel, embaixador da organização. “Pedi para que enviassem minha solidariedade. Que Assange seja solto de sua injusta prisão”, declarou.

“Precedente perigoso”

Em ato na ABI, na última quarta-feira (30), o editor-chefe do Wikileaks falou que a extradição de Assange, que pode ocorrer nas próximas semanas, significa um precedente perigoso para a democracia, para a liberdade de imprensa e para os direitos humanos.

"Vocês, aqui no Brasil, têm a memória viva dos horrores da ditadura, já viram a censura, a supressão da liberdade de imprensa e viram as consequências disso. A extradição de Assange, que pode acontecer em algumas semanas, coloca muitas coisas em jogo, em risco. A nossa luta é uma luta por todos nós, porque essa extradição abre um precedente que coloca em risco a democracia e países como o Brasil", argumentou Hrafnsson.


Diversas entidades ligadas aos direitos humanos e à liberdade de expressão participaram de ato em apoio a Assange na ABI / Eduardo Miranda/Brasil de Fato

Também no Rio, em encontro organizado por Paula Lavigne e Caetano Veloso, a comitiva do Wikileaks explicou a artistas e influenciadores os aspectos políticos do caso de Assange. Caetano afirmou que a situação do jornalista australiano mostra as contradições do posicionamento dos EUA no cenário mundial.


Na casa de Caetano Veloso e Paula Lavigne, artistas e influenciadores se reúnem com comitiva do Wikileaks / Divulgação

Movimentos populares

Em São Paulo, os jornalistas do Wikileaks conheceram a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e o trabalho de formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras (MST). Além disso, também se reuniram com representantes da Assembleia Internacional dos Povos.

"Sem uma forte mobilização internacional, o jornalista Julian Assange não será libertado. Ao publicar no WikiLeaks milhares de documentos, fotos e vídeos que comprovam o envolvimento dos Estados Unidos e seus aliados na morte de inocentes e na espionagem em escala internacional, Assange cumpriu seu dever como jornalista. É por isso que a luta pela sua liberdade afeta a todos nós", declara Giovani del Prete, da Secretaria Operativa da Assembleia Internacional dos Povos.

Políticos brasileiros

Deputados de diferentes bancadas do Congresso Nacional brasileiro assinaram na terça-feira (29) uma carta pedindo ao governo dos Estados Unidos que retira as acusações contra Assange. O documento contou com o apoio de representantes de diferentes partidos, entre eles o PSOL, o PT, o PCdoB e o PV. 

“Somamos a nossa voz ao apelo público crescente em toda a sociedade civil, organizações de direitos humanos, grupos de imprensa, classe política, artística e jurídica, que entendem que a perseguição contra o senhor Assange deve ser interrompida imediatamente”, diz a carta.


A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) e representantes do WikiLeaks / Twitter Natália Bonavides

Ainda em Brasília, Hrafnsson e Farrell foram recebidos por representantes dos grupos de trabalho de Meio Ambiente e de Justiça e Segurança Pública do Governo de Transição. A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, integrante do GT de Meio Ambiente declarou que não há como lutar pela defesa do meio ambiente sem a transparência e a liberdade de informar, fundamentos do WikiLeaks.

“Publicar não é crime"

Ainda na segunda-feira (28), alguns dos principais veículos de imprensa mundiais solicitaram ao governo dos Estados Unidos a anulação do processo. Em documento, os jornais afirmam que a perseguição contra Assange prejudica a liberdade de imprensa. 

“Obter e divulgar informações quando necessário para o interesse público é parte essencial do trabalho diário de jornalistas. Doze anos após a publicação de ‘Cablegate’ é hora de o governo dos EUA encerrar o processo.”

Assinam a carta o jornal britânico The Guardian, o estadunidense The New York Times, o espanhol El País, o francês Le Monde e a revista e portal da Alemanha Der Spiegel.

Os cinco veículos publicaram entre 2010 e 2011 reportagens sobre os abusos de militares dos EUA no Iraque, com base no material fornecido pelo Wikileaks.

Próximos passos

No próximo dia 9, haverá um ato a partir das 10 horas em frente ao Consulado Geral dos Estados Unidos, no centro do Rio, pedindo que o país retire as acusações contra Assange como forma de proteger a liberdade de imprensa em todo o mundo. Agora, a comitiva do Wikileaks seguirá para outros países da América Latina. 

Editado por: Vivian Virissimo
Tags: julian assangewikileaks
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

AGRICULTURA FAMILIAR

STF suspende despejo de 500 famílias solicitado pela Suzano no Maranhão

Segue sem acordo

Sem citar provas, Gilmar Mendes critica ONGs na retomada das audiências de conciliação sobre marco temporal

EDUCAÇÃO

Enem 2025: saiba critérios para pedir isenção da taxa de inscrição

MONITORAMENTO

Apesar da redução, desmatamento ainda ameaça futuro da Mata Atlântica

5ª edição

‘Foi gigante em todos os sentidos’: dirigente do MST comemora sucesso da Feira da Reforma Agrária em SP

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.