pesquisa

Quaest: Bolsonaro sairá com reprovação maior que aprovação; 93% torcem por bom governo de Lula

Pesquisa mostra que país segue dividido, mas maioria absoluta quer que o presidente eleito faça um bom trabalho

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Lula terá a torcida de boa parte dos brasileiros para que faça um bom governo a partir de 1º de janeiro - Divulgação

Se depender da torcida dos brasileiros, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fará um bom trabalho a partir de 1º de janeiro do ano que vem. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira, realizada pelo instituto Quaest, mostrou que 93% das pessoas no país torcem para que ele faça uma boa gestão. O mesmo levantamento mostrou que Jair Bolsonaro (PL) deixará o Planalto com índice de reprovação superior ao de aprovação.

Continua após publicidade

De acordo com o levantamento, 38% das pessoas avaliam negativamente o trabalho do ainda presidente à frente do governo federal, contra 36% que avaliam positivamente. Outros 24% acreditam que a atuação de Bolsonaro foi regular.

Continua após publicidade

Os números da aprovação do presidente em fim de mandato mostram uma tendência percebida em outras respostas dadas pelos entrevistados: mesmo derrotado, o bolsonarismo segue vivo, e as expectativas e avaliações variam muito de acordo com o voto nas últimas eleições presidenciais.

Continua após publicidade

O instituto perguntou, por exemplo, quais as expectativas dos entrevistados em relação à economia. Entre os eleitores de Bolsonaro, 30% acreditam que ela vai melhorar sob o comando de Lula. Antes das eleições, porém, 81% dos bolsonaristas estavam otimistas com a economia – e muitos deles apostavam na vitória do candidato do PL no pleito.

Continua após publicidade

Em outra pergunta, respondida por lulistas, bolsonaristas e os chamados "isentões", 90% das pessoas responderam que o Brasil saiu das eleições de outubro mais dividido, contra apenas 8% que apontam que estamos mais unidos.

Apesar disso, porém, a imensa maioria dos brasileiros afirma que não vai torcer contra o "comandante do avião". Entre os 93% que torcem a favor de um bom governo de Lula estão muitos eleitores de Bolsonaro. 

Este item da pesquisa chamou atenção até mesmo do presidente eleito. Ao comentar a pesquisa, o perfil de Lula falou sobre esse percentual, e garantiu que o petista e sua equipe vão trabalhar para que o governo dê certo.

O trabalho da equipe de transição chefiada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) está melhor que o esperado para 41% das pessoas que participaram do levantamento, enquanto 14% dizem que está dentro do esperado e outros 24% avaliam que está pior que as expectativas e 21% não souberam responder.

O instituto Quaest ouviu 2.005 pessoas em 120 municípios das cinco regiões do país. As entrevistas foram os dias 2 e 6 de dezembro (sexta a terça-feira). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Nos próximos dias serão apresentadas mais duas etapas da mesma pesquisa.

Edição: Glauco Faria