Vizinhos

Argentina passa da Holanda nos pênaltis e mantém América do Sul viva na Copa

Messi e o goleiro Emiliano Martinez, que pegou dois pênaltis, garantiram a vaga argentina

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A Argentina eliminou a Holanda nas quartas de final da Copa do Catar - Manan Vatsyayana/AFP

A Argentina está nas semifinais da Copa do Mundo do Catar. Pelos pés de Lionel Messi e as mãos de Emiliano Martinez, os vizinhos sul-americanos passaram da Holanda nos pênaltis e garantira a presença do continente na fase final do torneio.

O jogo teve um primeiro tempo bastante estudado, com os dois times circulando a bola pelo meio de campo, criando poucas chances, mas também permitindo pouco ao adversário. 

Coube a Lionel Messi romper o equilíbrio. O gol da Argentina saiu aos 35 minutos do primeiro tempo, com Molina completando um passe genial do camisa 10. O próprio Messi ampliou aos 28 da segunda etapa, cobrando pênalti sofrido por Acuña.

Parecia tudo encaminhado para a classificação Argentina, até que Weghorst diminuiu para os holandeses aos 38. A partir daí, o jogo foi só tensão - e pressão da Holanda.

Até que aos 11 minutos dos acréscimos, o juiz marcou uma falta da entrada da área argentina. Koopmeiners bateu com um passe por baixo da barreira, uma jogada ensaiada criativa que acabou nos pés do mesmo Weghorst. Ele dominou na pequena área e empatou, levando a partida para a prorrogação

A igualdade se manteve até chegar aos pênaltis, e ali foi a vez de Emiliano Martínez. O goleiro argentino pegou as duas primeiras cobranças holandesas e garantiu a presença de um sul-americano nas semi-finais da Copa.

Agora, Argentina e Croácia se enfrentam na próxima terça (13), às 16h - e nós brasileiros não teremos folga para assistir. 

Apesar da eliminação brasileira tirar muito da graça, a Copa do Catar continua neste sábado com a segunda rodada das quartas de final. O dia começa às 12h, com o confronto entre Portugal e o azarão Marrocos, último time africano ainda vivo. Às 16h, França e Inglaterra fazem um duelo entre favoritos. 

Os dois times classificados se enfrentam na próxima quarta-feira (14), às 16h.

Edição: Nicolau Soares