Copa do Mundo

DF: confira funcionamento de serviços públicos no dia do jogo do Brasil pelas quartas de final

GDF decretou ponto facultativo para esta sexta (9), veja o que abre e o que fecha

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Transporte público contará com reforços; haverá vacinação na Rodoviária e outros pontos estratégicos. - Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Nesta sexta-feira (9), às 12h, a seleção brasileira enfrentará a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo no dia do jogo, alterando o horário de funcionamento dos órgãos públicos. Fique por dentro do que abre e o que fecha na sexta.

Saúde e Assistência Social 

A Secretaria de Saúde (SES) informou que os serviços de urgência e emergência vão funcionar normalmente, inclusive durante a partida da Seleção. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) também funcionarão de forma ininterrupta.

Confira horários dos serviços e o que funciona no dia do jogo do Brasil contra a Croácia ::

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Farmácias de Alto Custo estarão fechadas nesta sexta-feira (9). A Fundação Hemocentro fará atendimentos das 7h às 11h.

Haverá vacinação contra a covid-19 e a influenza em três pontos estratégicos do Distrito Federal para atender o maior número possível de pessoas: Rodoviária do Plano Piloto, Praça do Relógio (Taguatinga) e Feira Central de Ceilândia. A imunização acontecerá das 8h às 11h.

Os restaurantes comunitários não servirão refeições no local, mas estarão abertos das 9h30 às 11h30 para retirada de marmitas. 

Os centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Convivência estarão fechados. 

O Centro Pop abrirá para oferta de alimentação e a Unidade de Proteção Social (UPS), para acolhimento.

Transporte público 

O transporte público terá reforços durante a manhã para atender os usuários que forem liberados por empresas privadas ou órgãos governamentais.

O Metrô contará com incremento de trens em dois horários de pico: um no início da manhã (5h30 às 8h45), com 24 trens em circulação; e outro no horário que antecede o jogo, entre 8h45 e 11h30, com até 22 trens em circulação. As linhas de ônibus contarão com reforços a partir das 10h30. 

Segurança 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) informou que não haverá redução de efetivo ou de ações. O policiamento e os batalhões da Polícia Militar, bem como as delegacias da Polícia Civil funcionarão normalmente em plantão de 24 horas. 

A Defesa Civil também contará com equipe plantonista e o Corpo de Bombeiros terá o horário de expediente invertido em relação ao horário do jogo, mas o serviço de emergência funcionará de forma ininterrupta. 

Demais serviços 

Os Conselhos Tutelares, o Centro Integrado 18 de Maio e as unidades do Na Hora e do Procon não terão expediente nesta sexta (9). 

Demandas urgentes relacionadas aos conselhos tutelares podem ser registradas na Cisdeca, número 125; já o Centro Integrado 18 de Maio poderá ser contatado pelo telefone de plantão (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

No Detran/DF, não haverá atendimento ao público. 

Todos os equipamentos públicos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa estarão fechados.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino