Rússia e Brasil

Lula conversa com Putin e destaca "busca de um mundo sem fome e com paz"

Presidentes conversaram por telefone e reforçaram a cooperação estratégica entre os dois países

Rio de Janeiro |

Ouça o áudio:

Vladimir Putin cumprimenta o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião em 14 de maio de 2010 em Moscou. - Alexey Druzhinin / RIA NOVOSTI / AFP

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva(PT), conversou com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira (20). Por telefone, Putin parabenizou Lula pela vitória nas eleições brasileiras e desejou sucesso em suas atividades estatais. 

Foi destacada também a cooperação dos dois países no âmbito do grupo BRICS, bloco de economias emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A informação foi divulgada no site do Kremlin. 

"Ambos os lados expressaram confiança de que a parceria estratégica russo-brasileira continuará a se desenvolver com sucesso em todas as áreas, bem como a cooperação na arena internacional, inclusive no âmbito dos BRICS", diz a nota do Kremlin, acrescentando que as partes concordaram em manter contatos pessoais.

Já o presidente eleito brasileiro usou as redes sociais para falar da conversa com o colega russo. 

"Conversei hoje [terça] com o presidente russo Vladimir Putin, que me cumprimentou pela vitória eleitoral, desejou um bom governo e o fortalecimento da relação entre nossos países. O Brasil voltou, buscando o diálogo com todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz", disse Lula através do Twitter. 

Vladimir Putin já havia parabenizado Lula pela vitórias nas eleições no dia seguinte à realização do segundo turno, no final de outubro. Na ocasião, o presidente russo havia afirmado que os resultados da votação confirmaram a "alta autoridade política" de Lula. 
 

Edição: Thales Schmidt