Decisão de Lula

Venda de fábrica de fertizantes da Petrobras emperra e será definida em novo governo

Estatal anunciou fim de negociações com empresa candidata a comprar a Fafen-PR, em Araucária (PR)

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Greve de trabalhadores da Fafen, em Araucária (PR), durante processo de fechamento da fábrica - FUP _ Divulgação

A Petrobras anunciou na segunda-feira (19) que encerrou as negociações com a empresa norueguesa Yara para venda da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras no Paraná (Fafen-PR). Com a decisão, a privatização da fábrica passará a depender de decisão de gestores da estatal que serão indicados pelo presidente-eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já afirmou ser contra a venda de ativos da Petrobras.

A Fafen-PR foi fechada em março de 2020, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e sob protesto de seus trabalhadores.

A fábrica era responsável pela produção de 30% da ureia e amônia consumidas no Brasil e de 65% do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), aditivo para veículos de grande porte que atua na redução de emissões atmosféricas.

:: Artigo | Bolsonaro rasga princípios do Brasil de olho em fertilizante ::

O fechamento ocorreu justamente por conta dos planos de venda da Fafen-PR e outras plantas estatais. Ao todo, durante os governos de Bolsonaro e de Michel Temer (MDB), a Petrobras fechou três fábricas de fertilizantes.

As decisões aumentaram a dependência do Brasil em relação aos adubos vindos da Rússia, justamente durante o período que o país entrou em guerra contra a Ucrânia.

::Petrobras fecha fábricas e expõe Brasil à falta de fertilizantes russos durante guerra::

Dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) tabulados pela consultoria StoneX indicavam que, ainda em 2020, cerca de 84% dos fertilizantes usados por agricultores brasileiros já eram importados. Esse percentual de importação já era o maior já registrado em mais de 20 anos e apresentava tendência de alta.

Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), comemorou o encerramento do processo de venda. "Dependemos da importação de fertilizantes que antes a Petrobras produzia em Sergipe, Bahia e Paraná, da mesma forma que a privatização e subutilização de nossas refinarias vêm tornando o país dependente da importação de derivados do petróleo."

::Ministra diz que Brasil errou ao parar de produzir fertilizantes: "Segurança nacional"::

Bacelar observou que o consumidor e o mercado interno perceberam que privatizar setores estratégicos do Estado tem impacto direto na soberania nacional. "Perdemos ativos importantes no governo Bolsonaro, agora precisamos reconstruir o que foi destruído", disse.

A Petrobras não informou o motivo do cancelamento da negociação. Declarou que "avaliará seus próximos passos relacionados ao desinvestimento do ativo em questão e reforça o seu compromisso com a ampla transparência de seus projetos de desinvestimento e de gestão de portfólio".

Edição: Nicolau Soares