Solidariedade

"Natal sem fome": MST vai doar, até 10 de janeiro, 100 toneladas de alimentos pelo Brasil

Para a campanha, agora na sua terceira edição, o movimento conta com contribuições solidárias; saiba como ajudar

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Comida saudável é distribuída na Cidade Tiradentes, extremo leste da capital paulista - MST-SP

Por meio da “Campanha Natal sem fome e solidário”, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pretende distribuir, até o dia 10 de janeiro, 100 mil quilos de alimentos saudáveis para moradores das periferias em todas as grandes regiões do país.

A iniciativa, que chega agora em sua terceira edição, integra o Plano Nacional Cultivando a Solidariedade Sem Terra, criado pelo movimento em 2020, quando começou a pandemia de covid-19.

De acordo com diagnóstico da Rede Penssan, atualmente seis em cada dez famílias no país não têm acesso pleno a alimentos. Em um intervalo um pouco maior que um ano, o número de pessoas passando fome no Brasil saltou de 19 milhões para 33,1 milhões.

“É por isso que a campanha continua sendo necessária, para que essas famílias possam ter um Natal digno, com pelo menos um de seus direitos fundamentais garantidos, com acesso à alimentação”, afirma Kelli Mafort, coordenadora nacional do MST. 

Desde que o plano de solidariedade foi criado, o movimento organizou, por meio de arrecadação de doações, a distribuição de 2,3 milhões de marmitas e de 8,2 toneladas de alimentos.  

:: Arroz, feijão, café, laticínios e mais: conheça as principais linhas de produção do MST ::

Barriga cheia na ceia 

Às vésperas do natal de 2022, a campanha está a todo vapor. Só nesta última terça-feira (20) o Armazém do Campo do Recife, em uma ação do MST junto com outros movimentos populares e sindicatos, distribuiu 30 toneladas de alimentos saudáveis. Outras 35 toneladas devem ser entregues no Rio Grande do Sul.

Em São Paulo, o Galpão do MST, que sediou só nestes últimos dois meses as transmissões dos jogos da Copa do Mundo, o Festival da Reforma Agrária e o encontro nacional do movimento de catadores, agora está tomado por cestas. 


No ano passado, o Natal Sem Fome levou alimentos para 17 aldeias dos povos Guarani Kaiowá e Terena, no MS / CIMI

Saiba como contribuir 

As ações realizadas pelo MST têm como pontos de apoio os Armazéns do Campo, rede de lojas de produtos da reforma agrária do movimento que, criada em 2016, existe hoje em 13 estados brasileiros. Os armazéns são pontos de apoio das arrecadações da campanha. 

Aportes financeiros podem ser feitos para as campanhas estaduais divulgadas pelas redes sociais do MST ou via pix direto para [email protected].

Edição: Nicolau Soares