Novo mandato

Lula anuncia os nomes de 16 novos ministros de seu governo

 No total, o governo deve ter 37 ministérios, sendo que 21 já contam com chefes definidos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Lula escolheu ministros para seu terceiro mandato à frente da Presidência da República - Reprodução

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou os nomes de 16 novos ministros de seu governo nesta quinta-feira (22), em coletiva de imprensa. No total, o governo deve ter 37 ministérios, sendo que 21 já contam com chefes definidos. 

"Nós estamos tentando fazer um governo que represente, no máximo que a gente puder, as forças políticas que participaram conosco da campanha", afirmou Lula antes de anunciar os nomes. “A partir do dia primeiro, vamos ao trabalho. Não haverá tempo para descanso nesses quatro anos. Nossa prioridade é cuidar do povo mais pobre, trabalhador e necessitado."

Leia também: Quem fará parte do ministério de Lula? Veja os nomes já confirmados

Na próxima semana, o presidente anunciará os nomes restantes. "Na semana que vem terminaremos de escolher os ministros. (...) Portanto, quem tem expectativa, não perca a expectativa, porque tudo pode acontecer nesses próximos dias", disse.

“Ainda estão faltando 13 ministros, que eu e a Gleisi [Hoffmann, presidente nacional do PT] vamos começar a trabalhar depois do almoço e, quem sabe na segunda ou na terça-feira, a gente tenha definitivamente terminado de anunciar os ministérios. Quero dizer para os companheiros que ainda não foram contemplados que nós vamos contemplar as pessoas que nos ajudaram, porque somos devedores a essas pessoas que nos ajudaram a colocar a cara e enfrentar o fascismo que estava espraiado no País", disse Lula. 

Relembre: Haddad, Múcio, Dino, Mauro Vieira e Rui Costa são anunciados como futuros ministros de Lula

A deputada federal Marina Silva (Rede-SP) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que participaram da campanha de Lula entre o primeiro e o segundo turnos, são dois nomes esperados para ocuparem alguma pasta.

Nas redes, alguns dos nomes confirmados para a Esplanada dos Ministérios já se pronunciaram após o anúncio. A minsitra da Igualdade Racial, Anielle Franco, publicou em seu perfil no Twitter que aceitou o convite "depois de refletir com minha família, companheiras de caminhada e movimentos".

"Em nome da memória da minha irmã [Marielle Franco] e das mais de 115 milhões de pessoas negras no Brasil, que são maioria da população e que precisam de um governo que se preocupe com os seus direitos de bem viver, de oportunidades, com segurança, comida, educação, emprego, cultura, dignidade. Encaro com orgulho e responsabilidade a missão de estar na Seppir em 2023, órgão que foi pleiteado e conquistado pelo movimento negro anos atrás e construído pela gestão do presidente Lula", escreveu Anielle.

O deputado federal Márcio Macêdo (PT-SE) também agradeceu ao convite para coordenar a Secretaria-Geral da Presidência da República. "Recebi com entusiasmo e alegria o convite do presidente Lula para coordenar a Secretaria Geral da Presidência da República. Agradeço ao nosso presidente pela confiança e afirmo que a missão será cumprida com o máximo empenho e dedicação aos brasileiros", escreveu em seu perfil no Twitter.

O senador eleito Wellington Dias (PT-PI) também agradeceu ao convite. "Agradeço imensamente a confiança do presidente Lula e o vice-presidente Alckmin para que eu assuma o Ministério do Desenvolvimento Social", disse.

Márcio França, ex-governador de São Paulo, escreveu que também agradece pela "confiança e o reconhecimento do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do PSB, que fez a indicação do meu nome. Assumo o desafio de comandar este setor vital e estratégico para o Brasil, que é o Ministério de Portos e Aeroportos, a partir de 2023".

"O futuro que queremos para o nosso País de proporções continentais passa pela tarefa de ampliarmos e modernizarmos nossos Portos e Aeroportos. Nosso crescimento econômico e a geração de empregos dependem destes modais integrados e eficientes. É o que vamos buscar em total sintonia com a equipe do novo governo do Brasil."

Confira abaixo os nomes anunciados hoje:

Relações Institucionais - Alexandre Padilha

Secretaria-geral da Presidência - Marcio Macedo

Advogado-geral da União - Jorge Messias

Saúde - Nísia Trindade

Educação - Camilo Santana

Gestão - Esther Dweck

Portos e Aeroportos - Marcio França

Ciência e Tecnologia - Luciana Santos

Mulher - Cida Gonçalves

Desenvolvimento Social - Wellington Dias

Cultura - Margareth Menezes

Trabalho e Emprego - Luiz Marinho

Igualdade Racial - Anielle Franco

Direitos Humanos - Silvio Almeida

Indústria e Comércio Exterior - Geraldo Alckmin (vice-presidente)

Controladoria-Geral da União - Vinícius Marques de Carvalho

Além deles, já foram confirmados os nomes de outros cinco ministros:

Fazenda - Fernando Haddad

Justiça - Flávio Dino

Casa Civil - Rui Costa

Relações Exteriores - Mauro Vieira

Defesa - José Múcio Monteiro

Edição: Nicolau Soares