Ufa!

Sai Sérgio Camargo e entra João Jorge, do Olodum, na presidência da Fundação Palmares

Anúncio foi feito pela próxima ministra da Cultura, Margareth Menezes, em Brasília, nesta quinta (22)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
João Jorge Rodrigues, filiado ao PSB e presidente do Olodum, terá a responsabilidade de resgatar a Fundação Palmares - Foto: Olodum

Presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues será o próximo presidente da Fundação Palmares. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22), por Maragareth Menezes, que comandará o Ministério da Cultura no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Anuncio João Jorge, presidente do bloco Olodum, para a presidência da Fundação Palmares. Ele vai resgatar a fundação que foi depredada fisicamente e internamente no último governo", afirmou Menezes, na saída do Centro Cultural Banco do Brasil, onde Lula anunciou 16 novos nomes que comporão seu governo.

Jorge, que é filiado ao PSB da Bahia, substituirá o bolsonarista Sérgio Camargo, que abdicou do comando da Fundação Palmares em março deste ano para se lançar à fracassada candidatura a deputado federal pelo PL. Com apenas 13 mil votos, o ex-dirigente do órgão não foi eleito.

:: Coalizão Negra por Direitos denuncia presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, à ONU ::

A gestão de Camargo foi marcada por retrocessos na preservação da história e do legado cultural do povo negro, com diversas medidas e declarações que chocaram o movimento negro e o país.

Militante do bolsonarismo, Sérgio Camargo já afirmou que no Brasil não existe "racismo real", que a escravidão foi "benéfica para os descendentes" e que o movimento negro brasileiro deveria ser "extinto".

No comando da pasta, Camargo atacou artistas como Taís Araújo, a quem chamou de "rainha do vitimismo", Gilberto Gil, que foi classificado como "parasita da raça negra no Brasil", e disse que Martinho da Vila "deveria ser mandado para o Congo, por ser um vagabundo".

O sambista o respondeu. "A Fundação Palmares foi criada para tratar dos assuntos da cultura negra e do negro em geral. E botaram aquele cara lá, o Camargo, bolsonarista radical... Ele é um preto de alma branca, como se diz. No duro, ele gostaria de ser branco. E ele acha que é branco. Ele se sente branco e acha que tem que acabar com essas coisas todas de preto."

Edição: Nicolau Soares