Luta popular

“Estamos aqui para apoiar nosso presidente”: peruanos mobilizam-se contra ações do Congresso

Centenas de peruanos foram à capital Lima para protestar contra golpe contra Castillo e demandar mudanças fundamentais

Lima, Peru |
Peruanos na capital, Lima, pressionam o Congresso por uma Constituinte e contra a derrubada de Castillo - Zoe Alexandra / People Dispatch

"Você provavelmente está se perguntando quem me pagou para estar aqui", disse um homem na casa dos 40 anos, da província andina sul de Ica. "Bem, ninguém me pagou para estar aqui. Estamos fazendo isto porque nossos corações estão com a pátria, porque quero que meu Peru mude, porque um governo que estava tentando fazer isto foi injustamente derrubado."

Luis Alberto (nome alterado) é um das centenas de peruanos que viajaram para a capital do Peru, deixando para trás sua casa e seu emprego, para protestar contra o golpe contra Pedro Castillo, assim como sua detenção, que ocorreu em 7 de dezembro de 2022.

Encontramos ele no exterior da prisão de Barbadillo, na parte oriental de Lima. Esta prisão é onde o presidente constitucional, Pedro Castillo, está sendo mantido em prisão preventiva, que foi estendida para 18 meses por um juiz no dia 15 de dezembro.

Luis Alberto, ao lado de vários outros, faz parte de um grupo auto-organizado que mantém uma vigília fora da prisão – dia e noite – para, diz ele, que "essas pessoas corruptas não tentem armar nada, ou prejudicar [Castillo] de forma alguma".

:: Número de mortos durante protestos no Peru após afastamento de Castillo chega a 25 ::

Acima de tudo, o grupo deles quer "mostrar apoio ao nosso presidente". Cerca de cem dos participantes originais se deslocaram para o acampamento em Manco Capac Plaza, no centro da cidade, a fim de manter uma pressão constante sobre o Congresso em meio aos debates sobre as eleições e a crise política.

Ao longo do dia, as pessoas passaram pela vigília para deixar garrafas de água, caixas de laranjas, pacotes de bolachas, ou simplesmente para conversar e perguntar o que está acontecendo e o que poderiam fazer.

"Tudo o que temos aqui nos foi dado pelo próprio povo", disse Alberto. "Na primeira noite dormimos na grama, e no dia seguinte os vizinhos nos trouxeram colchões, roupas, comida... esta é a solidariedade que este governo [de Pedro Castillo] nos ensinou. Partilhar com nossos irmãos o pão que temos, com aqueles que não têm."

Os presentes na vigília promovem discussões sobre o sistema político peruano, o Judiciário "comprado", a mídia "mentirosa" e o Congresso de direita "corrupto", compartilhando constantemente as atualizações de Whatsapp e Facebook sobre os debates no parlamento, as mobilizações que ocorrem em todo o país e a repressão enfrentada pelos que estão nas ruas. Eles também compartilham histórias sobre suas próprias lutas pela sobrevivência no país, pela terra, pelo emprego digno e pela educação de qualidade. Eles se revezam discursando no megafone, e tocando transmissões da mídia independente sobre a situação.


Para movimentos populares, Castillo foi perseguido, desde o início do seu mandato, por um campo posto por mídia e direta política / Zoe Alexandra / People Dispatch

"Temos que ser claros. Isto é perseguição política porque a direita não venceu e não aceitou sua derrota eleitoral", disse Estela Cornejo Cusihuaman, que também está participando da vigília.

"Estamos aqui para que a democracia seja respeitada e nosso presidente seja libertado, porque ele não está sendo detido." Ele foi sequestrado". Isto é perseguição política, quer você goste ou não. Aqui não adianta tapar o sol com um dedo", acrescentou Cornejo Cusihuaman.

O quarto poder: a mídia

 Grande parte da conversa entre os que estão em frente à Barbadillo é sobre o papel da mídia na criação das condições para o golpe e para a criminalização dos protestos antigolpe. "Quando eu me apresentei como jornalista, muitos ficaram imediatamente inquietos. Mas não a grande imprensa nacional, certo? Tudo o que eles fazem é manipular nossas palavras e dizer mentiras", disse uma participante.

Cornejo Cusihuaman disse que durante o ano e seis meses em que o governo de Castillo esteve no poder, foi "tudo ataques".

“Na mídia eles diziam, ‘Pedro Castillo é ignorante, um terrorista, um comunista, um professor que nada sabe, um camponês que não sabe governar’. Eles reparavam se ele estava ou não usando seu chapéu sombrero, se ele ia ao banheiro com seu sombrero. Toda essa imprensa paga estava apenas focada em criticá-lo e assediá-lo", condenou ela.


"Unidade de Luta / Pedro Castillo: Liberdade e Restituição. Fechamento do Congresso! Outra Constituição ou nada!" / Zoe Alexandra / People Dispatch

Luis Alberto acrescentou que a imprensa elaborou um tratamento racista contra Castillo e seu governo, dissecando os mínimos detalhes sobre seus antecedentes, qualificações e experiência e de membros de seus vários gabinetes.

Para muitos, o tratamento da extrema direita a Castillo é um reflexo de como as pessoas comuns da classe trabalhadora do país são tratadas, especialmente aquelas que lutam por mudanças.

Durante as duas semanas de protestos em massa contra o golpe, a grande imprensa peruana chamou os manifestantes de "vândalos", "criminosos", "terroristas", "traficantes de drogas". Além disso, publicaram relatórios não verificados alegando que os manifestantes usaram armas e teriam ligações com grupos criminosos, sempre enfatizaram a perturbação da vida cotidiana causada pelos protestos.

Isto ocorreu junto à repressão brutal e violenta destes protestos em massa contra o golpe. Segundo organizações de direitos humanos no país, pelo menos 26 pessoas foram mortas devido à repressão policial, oito delas com menos de 20 anos de idade. De acordo com o Coordenador Nacional de Direitos Humanos (CCDDHH), a Polícia Nacional e as Forças Armadas têm usado munições proibidas, como balas de metal, balas de vidro e balas de fogo, além de "atirar bombas de gás lacrimogêneo diretamente nos corpos dos manifestantes" e indiscriminadamente atirar nos manifestantes com armas letais.

:: Congresso do Peru rechaça projeto que anteciparia eleições para 2023 ::

Além disso, em todo o país, cerca de 200 manifestantes foram detidos e dezenas de escritórios e casas de líderes políticos, movimentos sociais e organizações, muitos dos quais têm acolhido manifestantes de regiões de fora das cidades, foram invadidos pela polícia, acompanhada pela grande mídia que frequentemente "escreve a sentença antes do julgamento".

No entanto, apesar da repressão, estigmatização e criminalização, o povo do Peru está determinado a permanecer nas ruas para expressar sua indignação contra o golpe, o governo de facto de Dina Boluarte, as violações dos direitos humanos contra os manifestantes e a prisão de Castillo.

Cornejo Cusihuaman enfatizou: "Esta é a reação do povo porque todos os ataques que fizeram contra Pedro Castillo, que foi eleito democraticamente, foram contra o povo". "Estes ataques não são apenas contra Pedro, mas contra o povo".

Edição: Arturo Hartmann