Ano Novo

Feriados em 2023: confira o calendário do ano

Muitos feriados nacionais e locais trazem a possibilidade de folgas prolongadas durante o ano

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

vista da praia do Leme e Copacabana: Rio de Janeiro é um dos destinos mais procurados por turistas em feriados prolongados - Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O ano de 2023 terá nove feriados nacionais e, com exceção de 1º de janeiro (Confraternização Universal), todos caem em dias de semana.
Duas datas estão em segundas-feiras: o Dia do Trabalho (1º de maio) e o Natal. Além da Sexta-Feira Santa, feriado que antecede a Páscoa, a data que celebra Tiradentes (21/04) também será em uma sexta.

Folgas prolongadas podem ainda ser planejadas com três feriados nacionais que caem na quinta-feira: Independência do Brasil (7/9), Nossa Senhora de Aparecida (12/10) e Finados (2/11).

Feriados estaduais, municipais e pontos facultativos

Além dos feriados nacionais, há também os pontos facultativos determinados pelo poder público e os feriados estaduais e municipais.

O Carnaval, por exemplo, é tido como feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal. Já a administração pública federal considera ponto facultativo não só a terça de Carnaval (que em 2023 cai no dia 21 de fevereiro) como a segunda-feira que a antecede e quarta-feira até as 14h. Mesmo assim, ainda que eventualmente não esteja prevista em leis locais, por "costume" a data é considerada feriado também na iniciativa privada.

Outra data que não é oficialmente um feriado nacional, mas que assim costuma ser celebrada, é Corpus Christi (8/6), data móvel que sempre se dá em uma quinta-feira. O Dia da Consciência Negra (20/11), que cai em uma segunda-feira, também não é feriado nacional, mas é feriado estadual em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, e municipal em 1.260 cidades do país, como a capital paulista.

Edição: Glauco Faria