Histórico

Joenia Wapichana será a primeira presidenta indígena da Funai

Órgão precisará ser reconstruído após destruição bolsonarista e pode ficar sob o Ministério dos Povos Indígenas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) | |

Ouça o áudio:

Wapichana terá a missão de reestruturar a Funai após o desmonte do governo Bolsonaro - Ricardo Stuckert

A partir de 2023, a Funai (Fundação Nacional do Índio) terá no comando a deputada federal Joenia Wapichana (Rede), a primeira indígena a presidir o órgão em seus 55 anos de história.

Continua após publicidade

O anúncio da nomeação foi feito pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em suas redes sociais nesta sexta-feira (30).

 

A definição sobre o ministério que abrigará a Funai ficará para janeiro. Embora historicamente o órgão tenha ficado sob a pasta da Justiça, a equipe de transição que se debruçou sobre o assunto defende que ele seja incorporada pelo recém-criado ministério dos Povos Indígenas. 

A nova pasta será comandada por Sonia Guajajara (PSOL), eleita deputada federal e indicada como ministra por Lula. À Folha, ela disse que seu ministério terá três secretarias: gestão, promoção territorial e articulação institucional.

:::Sônia Guajajara será nomeada ministra dos Povos Indígenas::: 

Wapichana declarou, após encontro com Lula nesta sexta, que "considerando toda a demanda dos povos indígenas, o desafio de uma reconstrução do país, fortalecimento dos direitos principalmente em relação a demarcação e à proteção das terras indígenas, da melhor forma possível [...] eu aceitei esse convite e nós vamos estar fazendo o melhor possível pra trabalhar junto com o governo Lula nesse sentido de avançar nos direitos dos povos indígenas". 

Joenia Wapichana era a única parlamentar indígena no Congresso Nacional e apenas a segunda na História a ocupar um assento na Câmara dos Deputados, a primeira mulher. Ela não havia conseguido se reeleger pelo estado de Roraima para a próxima legislatura (2023-26). Na década de 1980, o xavante Mario Juruna havia se elegeu como deputado federal pelo PDT-RJ.   

Edição: Rodrigo Durão Coelho