Diplomacia

Venezuela suspende ida de Maduro e envia chefe do Legislativo à posse de Lula

Viagem do presidente venezuelano havia sido confirmada no sábado, mas governo voltou atrás

Caracas (Venezuela) |

Ouça o áudio:

Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, vai representar a Venezuela na posse - Prensa Presidencial

O governo da Venezuela decidiu cancelar a ida do presidente Nicolás Maduro à cerimônia de posse de Lula neste domingo (1º). A informação foi confirmada ao Brasil de Fato por fontes ligadas à diplomacia venezuelana.

Segundo apurou a reportagem, o país vizinho é representado pelo presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Jorge Rodríguez. A presença de Rodríguez já foi confirmada por Caracas.

A ida de Maduro chegou a ser confirmada neste sábado por autoridades diplomáticas venezuelanas que estavam trabalhando nos preparativos da viagem e da recepção do mandatário em Brasília.

::O que está acontecendo na Venezuela::

Entretanto, Caracas voltou atrás e Maduro não deve estar presente na posse. Os motivos da decisão não foram divulgados.

A possível ida de Maduro a Brasília enfrentou empecilhos desde que a organização da cerimônia de posse iniciou os convites a outros chefes de Estado. Uma portaria publicada em 2019 pelo governo de Jair Bolsonaro impedia a entrada de altos funcionários venezuelanos no país.

Na última sexta-feira, no entanto, a portaria foi suspensa e abriu caminho para a presença do presidente venezuelano no evento.

::Lula recebe autoridades de 120 países, veja temas estratégicos de debate::

Após fontes diplomáticas confirmarem a preparação da viagem de Maduro, um outro detalhe colocou dúvidas sobre a ida do mandatário. Segundo o jornal Valor Econômico, a empresa responsável pelo abastecimento dos aviões no aeroporto de Brasília não garantiu o fornecimento à aeronave venezuelana por temor de sofrer consequências jurídicas por conta das sanções dos EUA contra a Venezuela.

Ainda segundo o periódico, o gabinete de Lula tentou uma solução para o impasse, mas não obteve sucesso.

Edição: Glauco Faria