antidemocráticos

Atos golpistas: apoiadores de Jair Bolsonaro invadem sede dos Três Poderes; veja reações

Dezenas de ônibus chegaram no sábado (7) ao Distrito Federal para a realização do ato golpista

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Atos antidemocráticos: apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadem o Congresso neste domingo (8)
Atos antidemocráticos: apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadem o Congresso neste domingo (8) - EVARISTO SA / AFP

Golpistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram a sede dos Três Poderes neste domingo (8), furando o bloqueio feito pela Polícia Militar e pela Força Nacional de Segurança na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

O ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino havia autorizado o uso da Força Nacional na segurança da capital diante da ameaça de ações violentas.

“Além de todas as forças federais disponíveis em Brasilia, e da atuação constitucional do Governo do Distrito Federal, teremos nos próximos dias o auxílio da Força Nacional. Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia”, publicou o ministro no twitter.

Dezenas de ônibus chegaram no sábado (7) ao Distrito Federal para a realização do ato golpista. O Estado de S. Paulo estimou um número de 100 ônibus e aproximadante 3.900 pessoas

Flávio Dino afirmou também que puniria os financiadores dos protestos ilegais. “Tomada do Poder pode ocorrer só em 2026, em nova eleição”, destacou o ministro.

Luciano Bivar disse que conversou com Arthur Lira e também com Anderson Torres, ex-ministro da justiça, atual Secretário de Segurança Pública do DF, em entrevista à CNN. Torres confirmou que haverá reforço da PM. Novos contingentes estão indo para o local.

"Cenas lamentáveis agora na Esplanada dos Ministérios. Determinei ao setor de operações da SSPDF, providências imediatas para o restabelecimento da ordem no centro de Brasília", publicou Anderson Torres, Secretario de Segurança Pública do DF, no Twitter.

Veja o momento que bolsonaristas rompem bloqueio:

 

Edição: Vivian Virissimo