democracia em risco

Imprensa internacional repercute atos golpistas no Brasil: "extremistas"

Veículos do mundo acompanham cenas de terrorismo em Brasília (DF) protagonizadas por apoiadores de Bolsonaro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro protagonizam atos de vandalismo em invasão aos Três Poderes neste domingo (8) - Evaristo Sa/AFP

Alguns dos principais jornais do mundo repercutem na tarde deste domingo (8) os atos golpistas em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contestam o resultado das eleições presidenciais.

The New York Times, dos Estados Unidos, faz ampla cobertura dos acontecimentos, com atualizações em tempo real. O periódico relaciona os atos violentos aos constantes ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral. 

“Foi a culminação violenta de incessantes ataques retóricos do Sr. Bolsonaro e seus apoiadores contra os sistemas eleitorais do país”, diz o texto. 


O site do estadunidense New York Times destaca a situação no Brasil / Reprodução/ New York Times

O britânico The Guardian classifica os apoiadores de Bolsonaro como "extremistas".

"Milhares de extremistas bolsonaristas se recusaram a aceitar a vitória apertada de Lula nas eleições de outubro, passando as últimas semanas acampados do lado de fora das bases do Exército em todo o país e pedindo um golpe militar”, aponta. 

A BBC reportou “dramáticas cenas” de destruição das sedes dos Três Poderes, em Brasília, e ressaltou os pedidos de intervenção militares dos manifestantes golpistas. 

O Corriere della Sera, da Itália, também dedica espaço de destaque à cobertura, com transmissão ao vivo e vídeos dos episódios presenciados na capital federal.


Espaço dedicado à cobertura dos atos golpistas pelo Corriere della Sera, da Itália / Reprodução/ Corriere della Sera

O diário argentino Clarin falou em “explosão de fúria” e comparou as ações com os atos realizados no Capitólio, nos Estados Unidos, em que eleitores de Donald Trump realizaram invasão semelhante em Washington no dia 6 de janeiro de 2021. 

O El País, da Espanha, classificou o ato como “extremista” e ressaltou o crescente desafio para o governo de Lula, que tomou posse no último domingo (1). “Em sua maioria com camisetas verde e amarela e bandeiras do Brasil, bolsonaristas se negam a aceitar a vitória de Lula em outubro passado”.

O jornal português Público lembrou que os manifestantes estavam concentrados em frente ao Quartel General do Exército e explicou aos seus leitores que o presidente Lula não está em Brasília neste domingo.

Edição: Geisa Marques e Vivian Virissimo