Terrorismo?

Torres de energia caem no PR e RO; indícios apontam para ataques bolsonaristas

Aneel vê indícios de vandalismo nos casos, ocorridos segunda (9); eletricitários apontam relação com ataques golpistas

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Torres de transmissão podem ter sido atingidas por ataques de bolsonaristas - Foto: Marcello Casal | ABr

Três torres de linhas de transmissão de energia elétrica do país caíram na madrugada da última segunda-feira (9), de acordo com boletim diário divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Informe do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) indica que as quedas têm relação com ataques golpistas de bolsonaristas.

O fornecimento de energia no país não foi afetado.

De acordo com o CNE, duas torres afetadas estão em linhas de transmissão perto de Foz do Iguaçu (PR), na região da Usina de Itaipu. O jornal Valor Econômico informou que uma foi derrubada por bolsonaristas radicais usando um trator.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) "há indícios de vandalismo" e "Sabotagem". "Não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres", menciona relatório da Agência.

:: Pedidos de extradição de Bolsonaro dos EUA se avolumam, visto também pode forçar retorno ::

O CNE informou também que houve uma ocorrência numa linha de transmissão no complexo do Rio Madeira, em Rondônia. Fora isso, ocorreu desligamento automático de uma linha da Eletronorte, subsidiária da Eletrobras.

Todas essas ocorrências foram registradas horas depois de bosolnaristas depredarem prédios públicos em Brasília.

Refinarias atacadas

Também no domingo, atos terroristas contra refinarias da Petrobras foram coibidos pela polícia, seguranças da empresa e sindicalistas. As refinarias seguem operando.

Trabalhadores e trabalhadoras passaram a madrugada de domingo (8) para segunda (9) em vigília para impedir invasões. Forças policiais também estiveram nos locais.

:: Movimento terrorista para invasão de refinarias no Brasil fracassa ::

Os grupos que defendem um golpe de Estado tinham o objetivo de impedir a distribuição de combustível e causar uma crise de abastecimento. Em alguns locais, os extremistas chegaram a se aglomerar nas proximidades das refinarias, mas foram contidos.

Na cidade de Araucária (PR), bolsonaristas tentaram bloquear o acesso à Refinaria Getúlio Vargas (Repar). Eles despejaram um caminhão de terra na entrada do local. O Batalhão de Choque da Polícia Militar dispersou o grupo e duas pessoas foram presas.

Em São José dos Campos (SP), cerca de 30 pessoas tentaram interromper a entrada de caminhões na Refinaria Henrique Lage (Revap). Elas foram controladas pela Polícia Militar.

Manifestação de petroleiros

Contra os ataques às refinarias e à democracia, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos vão se manifestar na quarta-feira (11). As manifestações ocorrerão em frente de instalações da Petrobras em todo país (mais informações sobre os locais das manifestações abaixo).

:: Jair Bolsonaro pode ser extraditado? ::

"Depois dos ataques terroristas em Brasília, esses criminosos ainda querem parar as refinarias, prejudicando o povo brasileiro. Estamos monitorando as redes e as refinarias estão com segurança reforçada. Espero que os responsáveis por esses ataques sejam punidos com o rigor da lei", afirmou o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

O Ministério de Minas e Energia informou no domingo que está monitorando os ataques e que tem garantido o abastecimento de combustíveis no país.

Ato Nacional em Defesa da Democracia
Quarta-feira (11/01), às 7h

 
. Sindipetro AM
Refinaria Isaac Sabbá (Reman)

. Sindipetro BA
Base de Taquipe

. Sindipetro Caxias
Refinaria Duque de Caxias (Reduc)

 . Sindipetro CE/PI
Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor) - Portão A

. Sindipetro ES
Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC)

. Sindipetro MG
Portaria principal da Refinaria Gabriel Passos (Regap)

. Sindipetro NF
Cabiúnas e Heliporto do Farol

. Sindipetro PE/PB
Refinaria Abreu e Lima (Rnest)

. Sindipetro PR/SC
Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar)

. Sindipetro RN
CNB Macau

. Sindipetro RS
Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), às 7h45

. Sindipetro SP
Refinaria Planalto de Paulínia (Replan)

Edição: Nicolau Soares