Antecipou

Confira as novas datas de inscrição do Sisu, Prouni e Fies

De acordo com o MEC, os editais dos três processos seletivos serão divulgados ainda em janeiro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O Sisu, o Prouni e o Fies são os programas de ingresso no ensino superior brasileiro, tanto público quanto privado, que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - Wilson Dias / Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a antecipação do calendário de inscrição para os processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Anteriormente previstas para acontecerem a partir de março deste ano, as novas datas de inscrição visam alinhar os processos seletivos com os calendários acadêmicos das universidades, evitando atrasos no ingresso dos estudantes.

O Sisu, o Prouni e o Fies são os programas de ingresso em instituições de ensino superior que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sejam públicas ou privadas. 

:: MEC divulga datas de inscrição do Sisu, Prouni e Fies de 2023 ::

Para se inscrever de forma gratuita basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que reúne informações sobre os três processos seletivos. 

Para se inscrever no Sisu, que permite o ingresso em universidades e institutos públicos de ensino superior, o estudante deve ter realizado a prova do Enem 2022. As inscrições estarão abertas entre os dias 16 a 24 de fevereiro e o resultado deve ser divulgado no dia 28 de fevereiro. 

Aqueles estudantes que irão tentar uma vaga em uma universidade, faculdade ou instituto particular de ensino, com bolsa total ou parcial de 50%, devem estar atentos às datas de inscrição do Prouni, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. Para estes estudantes, também é aceita a nota do Enem 2021. 

A primeira chamada do Prouni está prevista para ser divulgada no dia 7 de março e a segunda, no dia 21 de março.

Já os estudantes que irão tentar o ingresso em instituições privadas via financiamento estudantil, devem se inscrever no Fies entre os dias 7 e 10 de março de 2023. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 14 de março deste ano. Quem for concorrer a estas vagas pode ter realizado qualquer edição do Enem desde 2010. 

Vale ressaltar que, de acordo com o MEC, os editais dos processos seletivos e outras informações como o número de vagas disponíveis, serão divulgadas ainda no mês de janeiro.

Edição: Thalita Pires