Trabalhadores

Salários atrasados: terceirizados do setor de call center do Detran mantém greve no Rio

Órgão estadual afirma que está em processo de licitação para contratar outra empresa prestadora do serviço

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Trabalhadores deveriam ter sido pago no último dia 6 de janeiro; retroativos e férias também não foram pagos, segundo sindicato - Reprodução/Sinttel-Rio

Trabalhadores da empresa BS Tecnologia e Serviços, que presta serviço para o departamento de call center do Detran RJ, estão com os salários e benefícios de dezembro atrasados. A categoria realizou um protesto em frente ao órgão estadual no centro do Rio na última terça-feira (17).

De acordo com o Sindicato de Trabalhadores em Telecomunicações do Rio de Janeiro (Sinttel-Rio), os retroativos de março a agosto do ano passado, assim como as férias também não foram pagos. No ato, os terceirizados decidiram manter a greve que teve início na última sexta-feira (13).

Leia mais: 

O Sinttel-Rio afirma que vai buscar reparação e que os funcionários estão passando necessidade. "As reclamações vão desde não ter dinheiro para comprar gás, comida e pagar contas básicas como luz e escola dos filhos. Para sobreviver, pagam juros aos bancos ou pedem dinheiro emprestado a amigos e familiares", relata a entidade em nota.

Para o dirigente sindical Geison Rocha, o acordo coletivo já não estava sendo cumprido há meses, e mesmo assim o órgão estadual renovou o contrato com a e empresa terceirizada.

"Essa empresa não cumpre com o Acordo Coletivo de Trabalho há meses. Os trabalhadores não podem ser desrespeitados dessa forma. O Detran é responsável pela contratação das terceirizadas e precisa se posicionar a respeito", afirma o dirigente do Sinttel-Rio Geison Rocha.

A assessoria de imprensa do Detran-RJ informou ao Brasil de Fato que o órgão estadual está em dia com o pagamento do contrato com a BS Tecnologia e que advertiu a empresa. O salário dos funcionários deveria ter sido pago no último dia 6. 

"A empresa terceirizada informa que estará pagando os atrasados nos próximos dias. O departamento está em processo de licitação para contratação de outra empresa prestadora de serviços no Teleatendimento", afirma a nota. 

O serviço de call center do Detran RJ está funcionando, de acordo com o comunicado. Os usurários podem realizar consultar e agendamentos pelo site www.detran.rj.gov.br. A BS Tecnologia e Serviços não se pronunciou sobre o atraso no pagamentos.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita