Histórico

Militante negro do MTST vai comandar nova Secretaria Nacional de Periferias no governo Lula

Pasta vinculada ao Ministério das Cidades foi uma demanda de movimentos populares urbanos durante governo de transição

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Guilherme Simões foi indicado ao cargo pelo deputado eleito Guilherme Boulos, do PSOL de São Paulo - Divulgação

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o sociólogo e educador popular Guilherme Simões, membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), para chefiar a Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, vinculada ao Ministério das Cidades.

Simões foi nomeado nesta terça-feira (24) para o cargo, em portaria publicada no Diário Oficial da União. No posto, ele será responsável por articular soluções para a urbanização de favelas e áreas de risco, além de dialogar com prefeituras e movimentos sociais das periferias de todo o Brasil.

A criação da Secretaria de Periferias, como a pasta tem sido chamada a nova pasta, foi articulada junto ao governo Lula pelo MTST. O tema veio à tona em novembro do ano passado, por sugestão do deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP) e acatada pelo atual ministro das Cidades, Jader Filho (MDB).

Leia: Guilherme Boulos é deputado federal mais votado de SP com mais de 1 milhão de votos

"Nossa prioridade será colocar a periferia no centro da agenda da política urbana. Como o presidente Lula costuma dizer, é hora de colocar o povo pobre no orçamento", afirmou Guilherme Simões, em nota divulgada pelo MTST.

"Queremos mostrar que para além das ausências e abandonos que sofremos na periferia, somos potência e temos muito a contribuir com o desenvolvimento do Brasil", declarou o novo secretário.

Morador do Grajaú, na periferia sul de São Paulo, Guilherme Simões é militante do MTST e também integra o movimento negro Raízes da Liberdade. Simões, como é conhecido, tem 38 anos, é professor e educador popular formado em sociologia pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp).

Em publicação nas redes sociais, Guilherme Boulos exaltou a nomeação de seu indicado: "Pela 1ª vez na História, o Brasil terá uma Secretaria Nacional das Periferias. E será comandada por um homem negro, morador do Grajaú e militante do MTST! Simões vai ser uma voz dos movimentos periféricos em Brasília!".

Edição: Rodrigo Durão Coelho