FSM 2023

Documentário produzido pelo Brasil de Fato estreia nesta sexta (27) no Fórum Social Mundial

Lançamento de "O terceiro ato" marca os 20 anos do jornal com um retrato dos acontecimento políticos de janeiro de 2023

Brasil de Fato | Porto Alegre |

Ouça o áudio:

Filme retrata a posse histórica de Lula e a ameaça à reconstrução de um Brasil fraturado pela destruição dos símbolos da democracia e uma tentativa de golpe - Reprodução

Para marcar os seus 20 anos de comunicação popular, o Brasil de Fato lança o documentário "O terceiro ato", com direção de José Eduardo Bernardes. O filme será apresentado na abertura da mesa “Democracia Participativa e Controle Social”, nesta sexta-feira (27), às 14h, no auditório Dante Barone da Assembleia legislativa do RS, dentro da programação do Fórum Social Mundial 2023.

O curta retrata janeiro de 2023: Luiz Inácio Lula da Silva chega ao terceiro mandato como Presidente da República. A posse histórica, que seria o início da reconstrução de um Brasil fraturado, é ameaçada pela destruição dos símbolos da democracia e uma tentativa de golpe.

O Brasil de Fato foi lançado no Fórum Social Mundial no dia 25 de janeiro de 2003, em uma solenidade histórica. Nascia uma iniciativa pioneira de jornalismo organizada por movimentos populares brasileiros. Neste dia, 7 mil pessoas lotaram o Auditório Araújo Viana, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, para o lançamento.

:: Brasil de Fato completa duas décadas de comunicação popular e luta pela democracia ::

Mesa de debates

Após a exibição do documentário, forma-se a mesa de debates, com representantes de diversas entidades e movimentos sociais que vão trazer suas visões sobre o tema de democracia participativa e do controle social, além da presença do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo, que é responsável pelo Sistema de Participação do governo Lula. Entre os debatedores, dois são da comunicação e trarão suas contribuições sobre a área: Raquel Baster, do Intervozes, e Admirson Medeiros Ferro Junior (Greg), do FNDC.

:: Gilberto Carvalho: "Espero que tenhamos um governo pedagogo" ::


Debatedores da mesa / Reprodução

Confira a programação completa do FSM 2023


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira