ódio no futebol

Vinícius Jr é alvo de ataque racista na Espanha: boneco com nome do jogador é "enforcado"

Ofensa ao jogador é atribuída a torcedores do Atlético de Madrid; direção do clube publica nota condenando episódio

Basil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Agressão ao jogador brasileiro aconteceu horas antes de partida entre Real Madrid e Atlético de Madrid - Reprodução/Redes sociais

O jogador brasileiro Vinícius Júnior, atleta do Real Madrid (Espanha) e da Seleção Brasileira, foi vítima de ataque racista na capital do país europeu horas antes de uma partida contra o Atlético de Madri, nesta quinta-feira (26). Um boneco vestindo a camisa com nome e número do jogador foi pendurado em uma ponte, como se tivesse sido enforcado.

Junto ao boneco foi pendurada uma faixa com as cores do Atlético, com a frase "[a cidade de] Madri odeia o Real", o que levou a inferir que se tratava de uma "provocação" de supostos torcedores da equipe ao jogador brasileiro que atua no time rival.

Esta não é a primeira vez que Vinícius é vítima de ataques de torcedores do Atlético. Em setembro do ano passado, durante partida pelo Campeonato Espanhol, ele ouviu uma série de ofensas racistas (como "você é um macaco") e até ameaças de morte. Desta vez as ameaças subiram de tom.

Leia mais: "Pelé sempre foi vítima de racismo", diz jornalista Paulo Cesar Vasconcellos

A diretoria do Atlético publicou nota oficial dizendo que o episódio é "absolutamente repugnante e inadmissível, e envergonha a sociedade". O clube afirmou condenar qualquer ato que "ataque a dignidade de pessoas ou instituições", e destacou que a rivalidade com o Real Madrid é "máxima", mas "o respeito também".

O Real Madrid, clube de Vinicius, afirmou que o caso de racismo, xenofobia e ódio é "repugnante", e disse que espera uma apuração consistente sobre as responsabilidades de quem quer que tenha participado do episódio.

Ataques a Vinícius são recorrentes

Desde que chegou à Espanha, em 2018, Vinícius Júnior tem sido vítima de ofensas racistas. Em setembro de 2022, por exemplo, um comentarista de um programa televisivo espanhol disse que Vinícius deveria "deixar de fazer macaquice" em campo. Irreverente, o jogador costuma comemorar seus gols dançando.

Na época, Vini, como é conhecido, recebeu apoio vindo de todas as partes do mundo. Nas redes sociais, a campanha "Baila, Vini Júnior" foi um dos temas de maior destaque na ocasião. O jogador publicou um vídeo com mensagem em que agradeceu o apoio e prometeu: "não vou parar de bailar". Desde então, ele usa na descrição de seu perfil no Instagram as expressões "Black Lives Matter" ("Vidas Negras Importam") e "Baila".

Edição: Rodrigo Chagas