vale um botijão

Fevereiro é mês de receber o Vale-Gás; veja as datas de pagamento

O Vale-Gás, que antes era referente a metade de um botijão de 13kg, agora será equivalente ao valor total de um botijão

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O Vale-Gás é pago às famílias a cada dois meses - Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Famílias de baixa renda que possuem registro no Cadastro Único (CadÚnico) e trabalhadores que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) já podem começar a se preparar para o recebimento da próxima parcela do Vale-Gás, que será paga no mês de fevereiro. O Vale-Gás é pago às famílias a cada dois meses. 

Para 2023, o valor do benefício sofreu reajuste por conta da PEC da Transição, aprovada pelo novo governo federal. Assim, o valor do Vale-Gás que antes era referente a metade de um botijão de 13kg, agora será equivalente ao valor total de um botijão. 

Os valores serão depositados na conta poupança digital do responsável familiar, que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem. Vale ressaltar que as parcelas estarão disponíveis para saque por até 120 dias, ou seja, quatro meses após a data indicada no calendário.

O calendário de depósito é feito conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do trabalhador, impresso no cartão do titular. Por exemplo, se o NIS termina com o dígito 1, no mês de fevereiro de 2023 o pagamento será efetuado a partir do dia 13.  


As parcelas estarão disponíveis para saque por até 120 dias, ou seja, quatro meses após a data indicada no calendário / Ministério da Cidadania

É importante lembrar que o calendário de pagamentos é o mesmo do programa de transferência de renda do governo federal, que ainda este ano voltará a se chamar Bolsa Família e que também teve reajuste no valor por conta da PEC. 

Até então quem está apto para receber os auxílios são famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, que tenham na composição familiar gestantes, lactantes, e crianças e jovens entre zero e 21 anos. O cadastro é feito prioritariamente no nome das mulheres chefes de família. 

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone 121 ou com o Canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa pelo número 111. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho