A cerimônia de posse dos deputados estaduais de Pernambuco aconteceu nesta quarta (1º), no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). A solenidade marcou o início da legislatura 2023-2026 e contou com a presença de autoridades políticas, movimentos populares, membros da sociedade civil e familiares dos deputados eleitos.
Durante a cerimônia, os 49 deputados prestigiaram o hino nacional e juraram defender a Constituição e zelar pelo bem-estar do povo pernambucano. Uma das empossadas é a deputada Rosa Amorim (PT) chegou à Alepe acompanhada por um grupo de participantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Levante Popular da Juventude e Movimento Brasil Popular.

Rosa Amorim (PT) discursa em frente à Alepe. "É muito importante termos um diálogo aberto com o novo governo do Estado". / Thiago Delourenço
“Hoje, pra nós, é um dia muito simbólico! Um dia em que, pela primeira vez na história, uma Sem Terra ocupa uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O MST que é o maior movimento de luta social, de luta pela terra, de luta pela agrária, vai ter uma legislatura a serviço do povo pernambucano, não só do campo, mas também da cidade. Um compromisso nosso de combate à fome, de combate à pobreza, a desigualdade social em Pernambuco”, afirmou.
Leia: "Uma questão central é o combate à fome em Pernambuco", afirma Rosa Amorim (PT)
Dani Portela (PSOL), ex-vereadora que criou a comissão da Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo na Câmara Municipal do Recife, também tomou posse como deputada estadual e questionou a falta de diversidade na ALEPE.

Quando eleita par ao cargo de vereadora, em 2020, Dani Portela conquistou seu primeiro mandato com surpreendentes 14,4 mil votos, que lhe colocaram como a parlamentar mais votada da capital. / Comunicação PSOL
“Eu queria chegar aqui com muitos e muitas mais para que esse poder legislativo, que dizem que é casa de uma democracia representativa, representasse de fato o nosso povo. Que a gente chegasse aqui e visse a maioria de mulheres, maioria de negros e negras, de pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, de pessoas de religiosidades e credos diversos em um Estado tão plural como o nosso. Eu venho da construção de movimentos. Eu espero que a chegada nesse lugar traga uma pluralidade maior para essa casa, no respeito à diversidade, principalmente em uma pauta importante para mim que é Direitos Humanos”, comentou.
Leia: Após ataques causados por fake news, Dani Portela (PSOL) busca penalizar culpados em ação civil
Entre os deputados conservadores que tomaram posse na cerimônia de ontem, estavam o Pastor Junior Tercio (PP) e o Pastor Cleiton Collins (PP), que não falaram com a imprensa. O Pastor Junior Tércio foi o candidato mais bem votado em Pernambuco e é casado com a deputada federal Clarissa Tercio (PP) que está sob investigação do Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de incentivar os atos terroristas que aconteceram em Brasília em 8 de janeiro. Clarissa Tércio (PP) também tomou posse ontem na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília.
Leia: Conheça os parlamentares que invadiram hospital para tentar evitar aborto em criança
Eleição para presidência da Alepe
A eleição para presidência da Casa aconteceu nesta quarta-feira (1º), logo após a posse dos deputados, e foi marcada por um acordo sem disputas para o cargo principal. Álvaro Porto (PSDB) foi confirmado na posição.
Depois de um empate na disputa pelo cargo de primeiro vice-presidente da Alepe, os deputados Aglailson Victor e Simone Santana, ambos do PSB, precisaram realizar um segundo turno de votação. Na primeira rodada, cada um dos candidatos obteve 24 votos, e um deputado votou em branco. Na segunda votação, Aglailson Victor foi escolhido para o cargo.
Confira a composição da Mesa Diretora:
Presidente: Álvaro Porto (PSDB);
Primeira vice-presidência: Aglailson Victor (PSB);
Segunda vice-presidência: Francismar Pontes (PSB);
Primeira Secretaria – Gustavo Gouveia (Solidariedade);
Segunda Secretaria – Cleiton Collins (PP);
Terceira secretaria – Socorro Pimentel (União Brasil);
Quarta secretaria – Joel da Harpa (PL)
Primeiro suplente – Rodrigo Farias (PSB),
Segundo suplente – Henrique Queiroz Filho (PP);
Terceiro suplente – Gilmar Júnior (PV);
Quarto suplente – Alberto Feitosa (PL);
Quinto suplente – William Brigido (Republicanos);
Sexto suplente – Joãozinho Tenório (Patriotas);
Sétimo suplente – France Hacker (PSB).
