ASSISTA

Bem Viver na TV: Qual a relação da alimentação com o câncer?

Programa discute como prevenir a doença por meio da alimentação e debate a segregação urbana e o aquecimento global

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Nutricionistas indicam incluir regularmente nas refeições frutas, legumes, verduras, feijões, cereais integrais e nozes - Joka Madruga

O Dia Mundial de combate ao Câncer, 4 de fevereiro, busca aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença.  O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e o responsável por 9,6 milhões de mortes em 2018, de acordo com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). E o que a comida tem a ver com isso? É o que esta edição do Bem Viver na TV, programa do Brasil de Fato, traz no Alimento é Saúde.

Veja mais: Bem Viver: "29 de janeiro é uma data pelo direito de viver e ser feliz", afirma Robeyoncé Lima

Em todo o mundo, uma em cada seis mortes são relacionadas à doença. Aproximadamente 70% das mortes por câncer ocorrem em países de baixa e média renda. Cerca de um terço das mortes por câncer se devem aos cinco principais riscos comportamentais e alimentares: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física e uso de álcool e tabaco.

A nutricionista da área técnica de alimentação, nutrição, atividade física e câncer do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Thainá Malhão, explica que a alimentação inadequada, junto com outros fatores como excesso de peso, ingestão de bebidas alcóolicas e falta de atividade física, são associados com pelo menos 12 tipos de câncer.

Veja também: MST: "Temos que encher a barriga do povo brasileiro com comida de verdade"

"Já se sabe que uma das formas de se proteger do câncer é evitar o consumo de ultraprocessados, pois eles favorecem o ganho de peso, sobrepeso e obesidade que causam diversos tipos de câncer, então o melhor é não consumir esses alimentos. Sabe-se que entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas, isto é, são em princípio preveníveis, o que vai contra o que a sociedade acha que geralmente é uma coisa mais genética", diz a nutricionista.

Confira na íntegra a reportagem do programa.

E tem mais...

A pesquisadora em saúde pública Andrea Ferreira é a convidada do quadro Entrevista e explica o impacto das mudanças climáticas em populações vulneráveis.

"Até o momento a gente já produziu cerca de sete estudos que demonstram como é a segregação espacial como a urbanização das cidades tem um padrão racialmente segregado onde as piores condições de vida, olhando os indicadores de acesso a saneamento básico, eletrificação materiais domiciliares a rede de esgotamento sanitário, a gente tem observado sistematicamente que são as mulheres negras e as mulheres indígenas as que residem em espaços precarizados", explica a especialista da Associação de Pesquisa Iyaleta.

No Mosaico Cultural a produção independente de quadrinhos tem renovado esse mercado no Brasil.

Tem também uma reportagem especial sobre a luta de indígenas que vivem nas cidades por visibilidade e direitos.

::Bem Viver na TV: "Debate sobre racismo no Brasil não acontece separado do geral", diz Belchior::

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital; na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital, UnBTV em Brasília no Canal 15 da NET e TV UFMA Maranhão no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom Maceió: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30.

TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40
Canal aberto 16.1| Sky 316 | TVN 16 | Claro 17

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Marina Duarte de Souza